Topo

Rafael Reis

Argentino é o rei da indisciplina; Sergio Ramos e Busquets estão no top 10

Rafael Reis

06/03/2019 04h20

São 14 cartões amarelos e uma expulsão em 41 partidas oficiais. Graças a essa marca, o meia argentino Éver Banega merece o título de jogador mais indisciplinado da temporada europeia.

O levantamento feito pelo "Blog do Rafael Reis" leva em conta todos os atletas inscritos nas cinco ligas nacionais mais importantes do Velho Continente (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França).

Crédito: AFP

Dentre eles, nenhum costuma dar tanto trabalho para a arbitragem quanto o camisa 10 do Sevilla. Entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro, o meia chegou a emendar quatro rodadas consecutivas do Campeonato Espanhol sendo punido (amarelo contra Real Madrid, Levante e Celta, além da expulsão ante o Eibar).

Na Liga Europa, Banega também recebeu advertências em três jogos seguidos: Standard Liège e Krasnodar, na fase de grupos, e Lazio, já nos mata-matas decisivos.

Curiosamente, o meia argentino, que defendeu Boca Juniors, Valencia, Inter de Milão e Atlético de Madri ao longo da carreira, já superou seus números de indisciplina da temporada passada. Em 2017/18, ele recebeu "apenas" 13 amarelos e não foi expulso uma única vez.

Assim como aconteceu na última temporada, os jogadores que atuam no futebol espanhol continuam sendo os mais punidos pelos árbitros no primeiro escalão da Europa.

E a distribuição farta de cartões atinge até mesmo aqueles jogadores que são símbolos dos dois principais clubes do país, Real Madrid e Barcelona.

O zagueiro Sergio Ramos, capitão do Real e famoso internacionalmente por não ser dos atletas mais bonzinhos nas divididas com os adversários, só fica atrás de Banega nas estatísticas de indisciplina. Ele divide o segundo lugar no ranking dos cartões com Álvaro González, do Villarreal. Cada um já recebeu 12 amarelos e um vermelho na temporada.

Já o volante Sergio Busquets, principal homem de marcação no meio-campo do Barcelona, ocupa a sexta colocação. Apesar de ainda não ter sido expulso em 2018/19, o camisa 5 já teve 11 advertências.

Os brasileiros até que têm se comportado bem na atual temporada. O único jogador do top 10 do ranking apto a vestir a amarelinha é o zagueiro Felipe, do SPAL, que é décimo colocado, com dez amarelos.

O zagueiro Thiago Cionek, seu companheiro no clube italiano e que é naturalizado polonês, soma oito amarelos e dois vermelhos, o que o coloca na quarta posição.

Para efeitos estatísticos da elaboração da lista, cada cartão amarelo representa 1 ponto de indisciplina, enquanto o vermelho vale 2. O primeiro critério de desempate é o número de expulsões.

Mais indisciplinados da temporada europeia:

1 – Éver Banega (ESP/Sevilla) – 14 CA e 1 CV
2 – Álvaro González (ESP/Villarreal) – 12 CA e 1 CV
Sergio Ramos (ESP/Real Madrid) – 12 CA e 1 CV
4 – Stefan Mitrovic (SER/Strasbourg) – 8 CA e 2 CV
Thiago Cionek (POL/SPAL) – 8 CA e 2 CV
6 – Jordan Amavi (FRA/Olympique de Marselha) – 7 CA e 2 CV
7 – Sergio Busquets (ESP/Barcelona) – 11 CA
8 – Pierre-Emile Höjbjerg (DIN/Southampton) – 6 CA e 2 CV
9 – Giovani Lo Celso (ARG/Betis) – 8 CA e 1 CV
10 – Dani García (ESP/Athletic Bilbao) – 10 CA
Felipe (BRA/SPAL) – 10 CA
Jefferson Lerma (COL/Bournemouth) – 10 CA
José Holebas (GRE/Watford) – 10 CA
Luke Shaw (ING/Manchester United) – 10 CA
Karol Linetty (TCH/Sampdoria) – 10 CA
Pasquale Schiattarella (ITA/SPAL) – 10 CA
Ryan Bennett (ING/Wolverhampton) – 10 CA
Tomás Rincón (VNZ/Torino) – 10 CA


Mais de Cidadãos do Mundo

Rival do Fla tem até ex-seleção espanhola; veja os gringos da Libertadores
Argentina bate Brasil e tem os nomes mais caros da Libertadores; veja lista
"Hulk" do futebol já fez gol no Liverpool e virou astro graças aos músculos
Por onde andam 7 ex-jogadores do Napoli que sumiram?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.