Topo

Rafael Reis

Machucado, Neymar é o brasileiro que mais criou gols na Europa; veja top 10

Rafael Reis

27/02/2019 04h20

Neymar não joga há mais de 30 dias em virtude de uma lesão no quinto metatarso no pé direito e participou de menos de 60% das partidas do Paris Saint-Germain na temporada. Mesmo assim, é um dos dois jogadores brasileiros que mais criaram gols em solo europeu em 2018/19.

Dentre todos os representantes do futebol pentacampeão mundial que atuam nas dez ligas nacionais mais importantes do Velho Continente (InglaterraEspanhaItáliaAlemanhaFrança, Portugal, Rússia, Ucrânia. Bélgica e Turquia), o camisa 10 do PSG e Júnior Moraes, do Shakhtar Donetsk, são os que mais participaram de jogadas que terminaram com a bola nas redes.

Crédito: Divulgação

Cada um deles teve participação efetiva em 31 gols nos últimos seis meses. Foram 20 finalizações que mexeram com o placar, além de 11 passes para seus companheiros de time vencerem os goleiros adversários.

Mesmo sem ir a campo desde o dia 23 de janeiro, quando precisou ser substituído da vitória por 2 a 0 sobre o Strasbourg, pela Copa da França, Neymar é o quarto colocado na artilharia do Campeonato Francês e o sétimo jogador que mais deu assistências na competição.

Já Júnior Moraes, atacante revelado pelo Santos, que atuou no Dínamo de Kiev e no futebol chinês antes de ser contratado pelo Shakhtar nesta temporada, é o goleador máximo da liga ucraniana e também o segundo no ranking de passes para gol no torneio.

A distância da dupla para o terceiro brasileiro que mais modificou os placares na temporada europeia é expressiva, já que quem completa o ranking é Dyego Souza, do Braga (POR), que teve participação ativa em 25 gols em 2018/19 (19 marcados por ele próprio e seis assistências).

O top 10 do ranking ainda conta com outros jogadores bastante conhecidos do público nacional.

Apesar de ser reserva do Manchester City nas partidas mais importantes, Gabriel Jesus aparece na sexta colocação, com 20 participações em gols, mesma marca de Vinícius Júnior, que está em sua temporada de estreia pelo Real Madrid.

Já o veterano Willian, do Chelsea, ocupa a décima posição, com 17 jogadas decisivas, sete gols marcados por ele e mais dez passes para outros jogadores da equipe inglesa.

Na temporada passada, Neymar e Roberto Firmino foram os brasileiro mais produtivos nos gramados europeus. Cada um deles teve participação direta em 44 gols, sendo que o atacante do PSG marcou 28 vezes e o do Liverpool, 27.

OS 10 BRASILEIROS QUE MAIS CRIARAM GOLS NA TEMPORADA

1 – Neymar (Paris Saint-Germain) – 31 (20 gols +11 assistências)
Júnior Moraes (Shakhtar Donetsk) – 31 (20+11)
3 – Dyego Souza (Braga) – 25 (19+6)
4 – Tiquinho Soares (Porto) – 21 (15+6)
Wesley (Brugge) – 21 (14+7)
6 – Gabriel Jesus – 20 (16+4)
Vinícius Júnior (Real Madrid) – 20 (7+13)
8 – Joelinton (Hoffenheim) – 19 (10+9)
9 – Galeno (Rio Ave) – 18 (9+9)
10 – Willian (Chelsea) – 17 (7+10)


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Ex-Palmeiras usa conselhos de Eto'o para ser ídolo na Turquia
Lucas Leiva renasce na Lazio e vira o maior ladrão de bolas da Itália
Fã de economia, antigo Menino da Vila crê em surpresa contra o Barcelona
7 brasileiros que jogam nas categorias de base de grandes clubes brasileiros

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.