Topo

Rafael Reis

Ex-Palmeiras usa conselhos de Eto'o para ser ídolo na Turquia

Rafael Reis

24/02/2019 04h00

Nas últimas cinco temporadas, Chico mal pensou no futebol brasileiro. Enquanto muitos dos seus compatriotas sofrem com saudades de casa e fazem um bate-volta na Europa, o ex-volante de Palmeiras, Coritiba e Athletico-PR mergulhou de cabeça em sua primeira oportunidade no exterior.

Aos 32 anos, o jogador virou um veterano de Campeonato Turco. Já são mais de 110 partidas oficiais no país, 80 só pelo Antalyaspor, clube que defende desde 2015 e no qual ocupa um lugar cativo no time titular.

Crédito: Divulgação

"O jogo daqui da Turquia é de muita força, de muita marcação, e isso me ajudou bastante a dar certo por aqui. A cidade onde vivo, Antalya, também é muito boa, então a adaptação foi mais fácil", afirma.

Foi no Antalyaspor também que Chico teve aquela chance que descreve como uma das maiores da carreira: atuar ao lado do atacante camaronês Samuel Eto'o, três vezes vencedor da Liga dos Campeões da Europa por Barcelona (2006 e 2009) e Inter de Milão (2010), além de terceiro colocado no prêmio de melhor jogador do mundo de 2005.

A parceria durou três anos, de 2015 a 2018, e rendeu ao brasileiro preciosos conselhos. "Como jogo na parte defensiva, ele sempre falava que eu devia dar só dois toques na bola para fazê-la chegar ao ataque o mais rápido possível. Outra coisa que ele sempre dizia era para ficarmos tranquilos porque ele faria dois gols em uma determinada partida. E era realmente o que acontecia."

A experiência acumulada ao lado de um dos grandes jogadores do século 21 e também a consistente passagem pelo futebol turco fazem Chico acreditar que evoluiu demais desde o período em que defendeu o Palmeiras.

O paranaense atuou no clube alviverde do começo de 2011 ao meio de 2012, mas nunca caiu nas graças da torcida, e acabou indo embora antes da conquista da Copa do Brasil e do rebaixamento para a Série B naquele ano.

"Com o tempo, você vai amadurecendo, aprendendo as coisas. Comigo, no futebol, foi isso o que aconteceu. Estou mais preparado, mais focado, mais profissional do que naquela época do Palmeiras. Eu era muito novo, recém-casado e estava chegando em um grande clube. Dei uma relaxada e achei que já havia alcançado o auge."

Chico tem contrato com o Antalyaspor até o fim desta temporada. O acordo prevê uma renovação automática por mais um ano. A ideia do volante é cumprir esse vínculo até o fim e aí dar adeus à Turquia para retornar ao Brasil.

Mas, em que time brasileiro, ele conseguiria um espaço? Na avaliação do jogador, em qualquer um.

"Estou mais preparado fisicamente, também emocionalmente, para lidar com o dia a dia do futebol. É difícil falar se teria vaga no Palmeiras porque tudo depende do estilo do jogo do treinador. Mas me sinto preparado para jogar em qualquer grande time da Turquia e também do Brasil."


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Lucas Leiva renasce na Lazio e vira o maior ladrão de bolas da Itália
Fã de economia, antigo Menino da Vila crê em surpresa contra o Barcelona
7 brasileiros que jogam nas categorias de base de grandes clubes brasileiros
Banco de reservas vira rotina para homens de Tite em temporada pós-Copa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.