Topo

Rafael Reis

Lucas Leiva renasce na Lazio e vira o maior ladrão de bolas da Itália

Rafael Reis

23/02/2019 04h00

O maior ladrão de bolas do Campeonato Italiano não é nenhum garoto cheio de vigor físico para não sair da cola dos marcadores, vencer os adversários na velocidade e distribuir um carrinho atrás do outro, mas sim um brasileiro que defendeu a seleção na década passada e andava meio esquecido no futebol europeu.

Aos 32 anos e em sua segunda temporada, Lucas Leiva virou o melhor marcador do Calcio. De acordo com o site "WhoScored?", especializado na estatísticas da modalidade, o volante da Lazio tem média de 3,6 desarmes em 2018/19.

Crédito: Divulgação

Nenhum outro jogador do campeonato que tem Cristiano Ronaldo como astro consegue roubar mais bolas que o ex-Grêmio e Liverpool.

O único com números que se comparam aos dele é outro brasileiro, Allan, quatro anos mais novo e que tem feito parte das últimas convocações de Tite. Mas, apesar de ter a mesma média de desarmes do líder, o meia do Napoli perde na quantidade de interceptações de passes (1,6, contra 1).

Lucas chegou à capital italiana em um momento delicado da carreira. No último dos dez anos em que defendeu o Liverpool, havia virado um reserva de luxo na equipe inglesa e era mais respeitado pela história escrita no clube do que pelo desempenho dentro de campo.

Na sua temporada derradeira pelos Reds, foi titular em apenas 12 jogos da Premier League, e só um deles foi um confronto contra um dos outros cinco grandes do país (Manchester City, Manchester United, Chelsea, Arsenal e Tottenham).

A perda de espaço do Liverpool também afastou a Lucas a chance de disputar uma Copa do Mundo. Chamado pela primeira vez para a seleção adulta em 2006, quando tinha 19 anos, ele não aparece em nenhuma convocação desde 2013.

Foi nesse momento que a Lazio apareceu no seu caminho. E o brasileiro não demorou para "renascer". Contratado por 10 milhões de euros (R$ 42,4 milhões) em 2017, o volante disputou 50 partidas em sua temporada de estreia na Itália.

No ano seguinte, venceu a eleição de melhor jogador do clube organizada pelas redes sociais oficiais da equipe romana.

Na atual temporada, a diferença no desempenho da Lazio quando tem Lucas em campo e nas partidas em que não pode escalar o brasileiro é gritante. Com seu camisa 6, o time dirigido por Simone Inzaghi conquistou 59,1% dos pontos que disputou. Sem ele, o aproveitamento cai para 33,3%.

É empolgada pela boa fase do brasileiro que a Lazio sonha voltar à Liga dos Campeões da Europa, competição em que disputou a fase de grupos pela última vez em 2007/08. O clube romano está na sétima colocação do Italiano, com sete pontos (e um jogo) a menos que o Milan, detentor da última vaga para a Champions.

Na próxima segunda-feira, Lucas, o maior ladrão de bolas do Calcio, e cia. enfrentam a Udinese, em casa, para tentar encurtar essa diferença.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Fã de economia, antigo Menino da Vila crê em surpresa contra o Barcelona
7 brasileiros que jogam nas categorias de base de grandes clubes brasileiros
Banco de reservas vira rotina para homens de Tite em temporada pós-Copa
Ex-Palmeiras vira "irmão" de Dentinho e busca padrão Shakhtar de sucesso

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.