Topo

Rafael Reis

Como astro de R$ 177 milhões foi parar em um time nanico de Portugal

Rafael Reis

16/02/2019 04h00

Jackson Martínez foi três vezes artilheiro do Campeonato Português, já defendeu Porto e Atlético de Madri, disputou a Copa do Mundo-2014 pela seleção colombiana e protagonizou uma transferência de 42 milhões de euros (R$ 177 milhões), quando foi contratado pelo Guangzhou Evergrande, da China, em 2016.

No início desta temporada, o centroavante decidiu ir embora do Oriente. Com um currículo dessa envergadura, certamente conseguiu uma vaguinha em um clube importante do cenário europeu, certo?

Crédito: Reprodução

Que nada. Desde agosto, o lar de Martínez é Portimão, cidade litorânea de 40 mil habitantes localizada no sul de Portugal e casa do nanico Portimonense.

Mas como um dos mais badalados atacantes sul-americanos da década foi para em um time que passou a maior parte da sua história na segunda divisão, está apenas em sua segunda temporada consecutiva na elite e jamais conquistou um título importante em 104 anos de existência?

Os problemas físicos sofridos pelo colombiano são a resposta para essa pergunta. Nos dois anos e meio em que permaneceu no Evergrande, o centroavante conseguiu disputar apenas 16 partidas.

Depois, vieram as lesões. Martínez ficou praticamente dois anos inteiros sem jogar na China devido a uma grave contusão no tornozelo esquerdo. Até hoje, o problema não está 100% solucionado, mas ele decidiu forçar uma volta ao futebol.

"Toda noite, por volta das 3h ou 4h da manhã, meu sono é interrompido por um desconforto no pé. Depois de alguns minutos passa, e volto a dormir. Para treinar também não é fácil, não posso fazê-lo por dois ou três dias seguidos. Queria muito trabalhar normalmente todos os dias, mas os médicos e o fisioterapeuta disseram que isso era impossível e sigo um programa específico", afirmou o jogador, em entrevista ao jornal "Record", no mês passado.

O Portimonense foi o clube que aceitou suas limitações físicas e lhe propôs um contrato. Pelo acordo de empréstimo assinado com o Evergrande, o colombiano permanecerá na equipe portuguesa até o fim da temporada.

Aos longo dos últimos seis meses, Martínez conseguiu disputar 17 jogos e marcou cinco gols. No entanto, em somente oito partidas teve condições físicas de suportar os 90 minutos e não foi substituído.

"Nos jogos, tenho uma enorme vontade de ajudar. Mas, às vezes, penso que não aguento mais, que devo levantar a mão e pedir a substituição. Quando isso acontece, cerro os dentes e não desisto."

No Portimonense, Martínez tem a companhia de nada menos do que 15 jogadores brasileiros, entre eles o goleiro Leonardo e o meia Dener, que passaram pelo São Paulo. A equipe ocupa a nona posição no Campeonato Português e enfrenta o Vitória de Guimarães, neste sábado.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam 7 ex-jogadores da Inter de Milão que "sumiram"?
Aposta do Dortmund, fenômeno inglês busca passos de Mbappé na Champions
CR7 assume vice-liderança da Chuteira de Ouro; Brasil dá adeus ao top 10
5 sul-americanos desempregados para reforçar seu time ainda no 1º semestre

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.