Topo

Rafael Reis

Por onde andam 7 ex-jogadores da Inter de Milão que "sumiram"?

Rafael Reis

14/02/2019 04h20

Como está a carreira daquele jogador que já teve seus momentos de glória em um dos grandes clubes do futebol europeu, mas que hoje anda um tanto quanto sumido, vestindo uma camisa menos tradicional e atuando por um campeonato que gera menos repercussão midiática?

É para responder a essa pergunta que o "Blog do Rafael Reis" publica desde o fim de novembro a seção "Por Onde Anda? – Times Internacionais". Durante as próximas semanas, revelaremos os paradeiros de vários jogadores que estão nessa situação.

Nesta quinta-feira, mostramos os destinos de sete ex-jogadores da Inter de Milão. Na semana que vem, será a vez de desvendarmos os paradeiros de atletas que passaram pela Roma.

WESLEY SNEIJDER
Meia
34 anos
Holandês
Al Gharafa (QAT)

Crédito: Elisabetta Baracchi/Efe

Protagonista do último título de Champions conquistado pela Inter, na temporada 2009/10, o holandês continuou no clube italiano até 2013, quando se transferiu para o Galatasaray, da Turquia. Sneijder ainda jogou na França (Nice) até se mudar para o Oriente Médio, no começo do ano passado. Camisa 10 e capitão do Al Gharafa, o meia tem passado mais tempo no departamento médico do que nos campos do Qatar. Atualmente, recupera-se de uma lesão muscular que deve tirá-lo de ação até o próximo mês.

OBAFEMI MARTINS
Atacante
34 anos
Nigeriano
Sem clube

Crédito: Getty Images

Mais conhecido no Brasil como ObaOba Martins, foi contratado pela Inter quando tinha apenas 16 anos e acabou sendo uma espécie de fenômeno adolescente do clube italiano no começo da década passada. Sem muita qualidade técnica, o nigeriano conseguia se destacar por unir velocidade e muita força física. Só que, com o passar do tempo, seu corpo foi perdendo o que tinha de melhor, e a carreira de Martins despencou junto. Entre 2013 e 2015, o atacante se aventurou no futebol dos EUA. Em 2016, transferiu-se para a China. Mas, no ano passado, foi liberado pelo Shanghai Shenhua para procurar um novo clube.

ÉDER
Atacante
32 anos
Italiano
Jiangsu Suning (CHN)

Crédito: Divulgação

Brasileiro de nascimento, com 19 anos foi jogar na Itália, país dos seus antepassados, e fincou raízes por lá. Foi contratado pela Inter em 2016, depois de se destacar na Sampdoria e passar a fazer parte das convocações da Azzurra. No clube de Milão, não foi tão bem assim e nunca se firmou de fato na equipe titular. A solução foi abandonar a Europa para jogar na China. No Jiangsu Suning, clube que defende desde julho, marcou 11 gols nas primeiras 16 partidas que disputou.

YUTO NAGATOMO
Lateral esquerdo
32 anos
Japonês
Galatasaray (TUR)

Crédito: Ammar Awad/Reuters

Raro caso de jogador japonês que conseguiu se firmar em um dos grandes clubes da Europa, Nagatomo permaneceu vinculado à Inter por sete temporadas e disputou 210 partidas pelo time de Milão. Lateral esquerdo de origem, também quebrou o galho várias vezes pela direita durante sua passagem pela Itália. Na temporada passada, já sem muito espaço no clube, foi emprestado ao Galatasaray. Em julho, os turcos exerceram a cláusula de compra e mantiveram o japonês com eles.

ÁLVARO PEREIRA
Lateral esquerdo
33 anos
Uruguaio
Nacional (URU)

Crédito: Reuters

Veterano de duas Copas do Mundo (2010 e 2014), jogou durante três temporadas na Inter, mas passou a maior parte do tempo no banco de reservas. Nesse período, também foi emprestado ao São Paulo. Em 2015, assinou com o Estudiantes, time argentino com quem ainda tem vínculo empregatício. Atualmente, está em seu terceiro empréstimo consecutivo. Depois de ser cedido ao Getafe e ao Cerro Porteño, defenderá a camisa do Nacional uruguaio nesta temporada.

FREDY GUARÍN
Meia
32 anos
Colombiano
Shanghai Shenhua (CHN)

Crédito: Divulgação

Meia dotado de alta qualidade técnica, conseguiu sobreviver na Inter durante quatro temporadas apesar de ter um ritmo de jogo um pouco lento demais para a velocidade do futebol atual. Em 2016, seguiu a onda do futebol chinês e se mandou para o Oriente. Em três anos no Shanghai Shenhua, fez 84 partidas, marcou 26 gols e distribuiu 15 assistências. Também ganhou a Copa da China em 2017.

RICKY ÁLVAREZ
Meia-atacante
30 anos
Argentino
Atlas (MEX)

Crédito: Getty Images

Descoberto pela Inter logo depois de ser campeão argentino de 2011 pelo Vélez Sarsfield, chegou à Itália como vários jovens sul-americanos que buscam uma oportunidade em uma grande equipe. Álvarez fez parte do elenco do clube durante quatro temporadas, mas jamais se firmou como titular absoluto. Depois, foi negociado com o Sunderland e, posteriormente, jogou pela Sampdoria. No ano passado, transferiu-se para o futebol mexicano. No entanto, rompeu o ligamento cruzado do joelho depois de apenas 14 partidas pelo Atlas.


Mais de Cidadãos do Mundo

Aposta do Dortmund, fenômeno inglês busca passos de Mbappé na Champions
CR7 assume vice-liderança da Chuteira de Ouro; Brasil dá adeus ao top 10
5 sul-americanos desempregados para reforçar seu time ainda no 1º semestre
Por onde andam 5 "bad boys" famosos do futebol mundial?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.