Topo

Rafael Reis

Ameaçado no Inglês, Liverpool merece fama de "cavalo paraguaio"?

Rafael Reis

08/02/2019 04h00

Dois empates nas duas últimas rodadas do Campeonato Inglês e a chegada do Manchester City, colíder da competição, ainda que com um jogo a mais, foram mais do que suficientes para acender o sinal de alerta no Liverpool.

O torcedor dos Reds já anda preocupado com a possibilidade de o time de Mohamed Salah e Roberto Firmino deixar escapar mais uma vez o título da Premier League e ampliar o jejum de 29 anos sem ser campeão nacional.

Crédito: Darren Staples/Reuters

O trauma é grande: em 2014, o clube perdeu a liderança do campeonato e também a oportunidade de acabar com o tabu ao ser derrotado por 2 a 0 pelo Chelsea, na antepenúltima rodada.

O escorregão do capitão e ídolo Steven Gerrard na jogada que determinou a abertura do placar virou a cena daquela campanha e criou a sina de que o Liverpool se transformou em um "cavalo paraguaio" na Inglaterra.

Mas será que a equipe de Anfield Road realmente merece rótulo, normalmente destinado a quem começa em disparada as competições que disputa e vai perdendo o fôlego conforme o andamento da temporada?

O "Blog do Rafael Reis" fez um levantamento do desempenho do Liverpool nos últimos anos e concluiu que o clube vermelho passa longe de ser um "cavalo paraguaio". Muito pelo contrário, está mais para ser um time de chegada.

Em apenas uma das últimas seis temporadas, a equipe perdeu força ao longo da temporada e teve uma segunda metade de Inglês inferior às primeiras 19 rodadas –na Premier League, não se usam os termos primeiro e segundo turnos, já que os jogos são dispostos aleatoriamente durante a competição.

E, curiosamente, a única queda de rendimento não foi a da edição do "quase-título". Em 2013/14, aliás, o Liverpool foi muito melhor na reta final da competição (84,2% de aproveitamento) do que na metade inicial (63,1%).

Desde 2012, o clube só teve uma segunda metade inferior à primeira na temporada 2016/17, a segunda sob comando de Jürgen Klopp. Na ocasião, conquistou 75,4% dos pontos disputados nos primeiros 19 jogos e só 57,9% nas últimas 19 partidas.

Só que na atual edição de Premier League, o Liverpool tem seguido o mesmo caminho. Na metade inicial do campeonato, fez uma campanha histórica, com 16 vitórias e três empates. Mas, nos seis compromissos desde a 20ª rodada, já perdeu a invencibilidade (2 a 1 contra o City) e empatou duas vezes (ante Leicester e West Ham).

Com isso, a vantagem do time na liderança da competição foi se esfarelando. A diferença, que já foi a sete pontos, hoje não existe mais.

Liverpool e City dividem a primeira colocação do Inglês, com 62 pontos. O único ponto a favorável aos comandados de Klopp é o fato de ter uma partida a mais para disputar que o rival.

A equipe enfrenta o Bournemouth, neste sábado, para tentar retomar a ponta isolada da competição e enterrar de vez qualquer estigma de "cavalo paraguaio" que esteja pairando no ar.

APROVEITAMENTO DO LIVERPOOL NO CAMPEONATO INGLÊS

2018/19: 89,4% (1 ª metade) x 61,1% (2ª metade)
2017/18: 61,4% x 70,2%
2016/17: 75,4% x 57,9%
2015/16: 52,6% x 52,6%
2014/15: 49,1% x 59,7%
2013/14: 63,1% x 84,2%
2012/13: 43,8% x 63,2%


Mais de Clubes

– Como TV pirata da Arábia virou inimiga número 1 da Fifa e das grandes ligas
– Em janela de R$ 3 bi, Fla e Palmeiras estão entre os mais gastões do mundo
– Brasileiros gastam R$ 190 mi a mais que argentinos para Libertadores-19
– Com Robinho, time de "velhinhos" está provocando revolução no futebol turco

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.