Topo

Rafael Reis

Messi é o "garçom" da temporada europeia; veja os top 10 em assistências

Rafael Reis

06/02/2019 04h20

Lionel Messi não é "só" o líder da Chuteira de Ouro. Além de ser o maior artilheiro da atual temporada europeia, o astro máximo do Barcelona é também o maior "garçom" do Velho Continente em 2018/19.

Considerando todos os jogadores que atuam nas cinco principais ligas nacionais da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França), o camisa 10 argentino é o que mais presenteou seus companheiros de time com passes que viraram gols.

Crédito: Divulgação

Nesta temporada, Messi já deu 17 assistências, três a mais do que a dupla que divide a segunda colocação no ranking: o lateral esquerdo espanhol Jordi Alba, seu parceiro no Barça, e o atacante inglês Raheem Sterling, do Manchester City.

Curiosamente, os três jogadores passaram pelas mãos do técnico Pep Guardiola. Messi e Alba foram dirigidos pelo catalão no Barça, enquanto Sterling o tem como treinador no City. Outro dos homens de frente do atual campeão inglês, o alemão Leroy Sané, aparece na quarta posição, com 13 assistências.

Outra informação que chama a atenção na lista dos maiores "garçons" do futebol europeu na atualidade é a presença marcante de vários jovens.

O inglês Jadon Sancho, do Borussia Dortmund, que ocupa o sexto lugar no ranking, com 12 passes para gol, tem apenas 18 anos. O astro francês Kylian Mbappé, do PSG, com quem divide o posto, é só dois anos mais velho.

Outro adolescente no top 10 é o brasileiro Vinícius Júnior, 18. O ex-jogador do Flamengo já soma 11 assistências na sua temporada de estreia pelo Real Madrid e aparece na décima colocação.

O garoto divide o lugar com Neymar, do PSG, principal representante do futebol pentacampeão mundial nos últimos anos. Os dois são os únicos brasileiros que aparecem na lista.

Eleito cinco vezes o melhor jogador do planeta, Messi, o maior "garçom" da Europa em 2018/19, está a apenas uma assistência de igualar sua marca da temporada passada.

Em toda a carreira, seu recorde de passes para gol foi estipulado em 2011/12, quando presenteou seus parceiros de Barça 29 vezes em 60 partidas.

OS 10 MAIORES GARÇONS DA TEMPORADA EUROPEIA

1 -Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 17 assistências
2 – Jordi Alba (ESP, Barcelona) – 14
Raheem Sterling (ING, Manchester City) – 14
4 – Leroy Sané (ALE, Manchester City) – 13
Memphis Depay (HOL, Lyon) – 13
6 – Jadon Sancho (ING, Borussia Dortmund) – 12
Joshua Kimmich (ALE, Bayern de Munique) – 12
Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain) – 12
9 – Marco Reus (ALE, Borussia Dortmund) – 11
Neymar (BRA, Paris Saint-Germain) – 11
Nicolas Pépé (CMF, Lille) – 11
Sébastien Haller (FRA, Eintracht Frankfurt) – 11
Vinícius Júnior (BRA, Real Madrid) – 11

Fonte: Transfermarkt


Mais de Cidadãos do Mundo

Messi dispara na Chuteira de Ouro, mas ganha companhia de CR7 no pódio
A janela fechou, mas esses 7 jogadores conhecidos ainda estão desempregados
Por onde andam 7 ex-jogadores da Juventus que "sumiram"?
Janela de transferências chega a R$ 4,1 bi; veja os 10 reforços mais caros

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.