Topo

Rafael Reis

Sem gol há 14 meses, Ganso chega ao Flu com maior jejum da carreira

Rafael Reis

05/02/2019 04h00

Anunciado na última quinta-feira como principal reforço do Fluminense para a temporada, Paulo Henrique Ganso retorna ao futebol brasileiro tendo de carregar nas costas o peso do maior jejum de gols desde que se firmou como jogador profissional.

A última vez que o meio-campista balançou as redes adversárias foi no empate por 1 a 1 entre o Sevilla, clube que defendia na época, e o Maribor, da Eslovênia, pela última rodada da fase de grupos da temporada 2017/18 da Liga dos Campeões da Europa.

Crédito: Divulgação

O gol derradeiro de Ganso no Velho Continente foi marcado no dia 6 de dezembro de 2017. Ou seja, o mais recente tento do ex-jogador de São Paulo e Santos completa aniversário de um ano e dois meses nesta quarta-feira.

Desde então, o meia disputou 16 partidas sem conseguir marcar. O número pequeno de jogos em um período tão longo de tempo resume bem o que foi a passagem do novo camisa 10 do Flu pelo futebol europeu.

Ganso chegou ao Sevilla em 2016 e teve uma temporada de estreia bem abaixo da crítica (16 partidas, com três gols). Tudo piorou no seu segundo ano de Espanha: após a contratação do técnico italiano Vincenzo Montella, no final de 2017, não foi mais utilizado e nem sequer relacionado para o banco de reservas.

Com a carreira "paralisada", Ganso aceitou ser emprestado na atual temporada ao Amiens, um time cujo único objetivo era permanecer na primeira divisão francesa.

Na terra dos atuais campeões mundiais, o meia disputou 13 partidas, mas apenas seis como titular. Em dezembro, ainda com seu contrato pela metade, foi novamente liberado para encontrar um novo time na janela de transferências do começo de 2019.

Apesar de nunca ter sido um artilheiro sedento por gols, Ganso jamais havia passado tanto tempo distante das redes antes de se transferir para a Europa.

No Brasil, seu maior jejum durou dez meses, entre maio de 2010 e março de 2011. Mas, na maior parte desse tempo, ele estava fora de ação, recuperando-se de uma ruptura no ligamento do joelho que o deixou afastado dos gramados por quase sete meses.

Antes de acertar sua volta ao futebol brasileiro neste início do ano para defender o Fluminense, ao meia chegou a conversar com o Athletico-PR.

Ganso assinou por cinco anos com seu novo clube e irá receber mais de R$ 22 milhões até 2024. O valor não inclui benefícios previstos no contrato, como férias remuneradas e 13º salário.

O jogador será apresentado pelo Flu nesta terça, no Maracanã. Como está sem atuar há mais de dois meses, o meio-campista ainda não tem uma data prevista para estrear com a camisa tricolor.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

5 brasileiros desempregados que estavam no exterior para seu time contratar
Por que o brasileiro Marcelo foi parar no banco de reservas do Real Madrid?
Gabriel Jesus renasce no Manchester City em 2019, mas só contra "nanicos"
5 brasileiros que foram contratados por times europeus, mas nunca jogaram

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.