Topo

Rafael Reis

Messi dispara na Chuteira de Ouro, mas ganha companhia de CR7 no pódio

Rafael Reis

05/02/2019 04h20

Maior vencedor da história da Chuteira de Ouro, o argentino Lionel Messi aproveitou a rodada do fim de semana do futebol europeu para disparar na liderança do prêmio concedido ao maior artilheiro dos campeonatos nacionais na temporada. Em compensação, ganhou um novo (velho) adversário na corrida pelo troféu.

Cristiano Ronaldo, uma espécie de arquirrival do craque do Barcelona nos prêmios individuais do futebol mundial na última década, está subindo pelas tabelas e já chegou ao pódio do ranking de goleadores.

Crédito: Lluis Gene/AFP

Tanto Messi quanto CR7 balançaram as redes duas vezes no último sábado. O argentino marcou os dois gols do Barça no empate por 2 a 2 com o Valencia. Já o português foi o destaque do 3 a 3 da Juventus ante o Parma.

Como Kylian Mbappé passou em branco na derrota por 2 a 1 do Paris Saint-Germain para o Lyon, domingo, a diferença entre o líder e o vice-líder da Chuteira de Ouro triplicou neste fim de semana. O camisa 10 do Barcelona tem agora 42 pontos, seis a mais que a promessa francesa.

Logo na sequência, já aparece CR7. O português, que já ganhou quatro prêmios de artilheiro do Velho Continente ao longo da carreira, tem 34 pontos e saltou quatro posições em relação ao ranking da semana passada.

Ainda inalcançável nesta temporada, Messi é o maior vencedor da história da Chuteira de Ouro. O camisa dez levou cinco Chuteiras de Ouro para casa: 2010, 2012, 2013, 2017 e 2018. Na última edição, marcou 34 gols no Espanhol e acumulou 68 pontos no ranking.

Principal nome do futebol brasileiro na atualidade, Neymar, do Paris Saint-Germain, está distante da briga. O atacante, que se recupera de uma lesão no pé direito, ocupa somente o 25º lugar, com 26 pontos.

O Brasil não fatura o prêmio desde 2001/02, quando Jardel (Sporting) foi o goleador máximo da temporada. O ex-centroavante de Palmeiras e Grêmio também levantou a taça em 1998/99. Além dele, apenas Ronaldo (1996/97) já colocou o país no lugar mais alto do pódio.

"Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da disputa.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 42 pontos (21 gols)
2º – Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain) – 36 pontos (18 gols)
3º – Cristiano Ronaldo (POR, Juventus) – 34 pontos (17 gols)
4º – Mohamed Salah (EGI, Liverpool) – 32 pontos (16 gols)
Fabio Quagliarella (ITA, Sampdoria) – 32 pontos (16 gols)
Edinson Cavani (URU, Paris Saint-Germain) – 32 pontos (16 gols)
Nicolas Pépé (CMF, Lille) – 32 pontos (16 gols)
8º – Liliu (BRA, Nömme Kalju) – 31 pontos (31 gols)
9º – Mbaye Diagne (SEN, Kasimpasa) – 30 pontos (20 gols)
Zakaria Beglarishvili (GEO, Flora Tallinn) – 30 pontos (30 gols)
Paulinho (BRA, BK Häcken) – 30 pontos (20 gols)
Luis Suárez (URU, Barcelona) 30 pontos (15 gols)
Duván Zapata (COL, Atalanta) – 30 pontos (15 gols)
Pierre-Emerick Aubameyang (GAB, Arsenal) – 30 pontos (15 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

A janela fechou, mas esses 7 jogadores conhecidos ainda estão desempregados
Por onde andam 7 ex-jogadores da Juventus que "sumiram"?
Janela de transferências chega a R$ 4,1 bi; veja os 10 reforços mais caros
"Velhinho"quebra recorde na Itália e chega ao pódio da Chuteira de Ouro

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.