Topo

Rafael Reis

5 brasileiros desempregados que estavam no exterior para seu time contratar

Rafael Reis

04/02/2019 04h00

O fechamento da janela de transferências para as principais ligas da Europa, ocorrido nessa quinta-feira (31), não representa necessariamente o fim das oportunidades de mercado para os jogadores neste início de 2019.

Atletas que estão sem contrato continuam podendo assinar com times de países como Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França. Além disso, campeonatos de outros continentes continuam com o período de transferências em andamento.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco jogadores brasileiros que atuavam no exterior, mas que agora estão desempregados. Quem sabe algum time daqui não se anima em contratá-los ainda para esta temporada…

DIEGO TARDELLI
Atacante
33 anos

Crédito: Reprodução

Sonho de consumo dos maiores clubes brasileiros nos últimos anos, o atacante encerrou no mês passado sua passagem de quatro temporadas pelo Shandong Luneng, um dos principais clubes da China. Apesar de ter dito que preferia continuar atuando no exterior, Tardelli iniciou nos últimos dias conversas com o Atlético-MG, time no qual é ídolo de longa data, sobre uma possível repatriação. Para ter o jogador, a equipe mineira conta com a ajuda do Banco BMG, que ajudaria a pagar seu salário de cerca de R$ 1 milhão mensal.

THIAGO CARLETO
Lateral esquerdo
29 anos

Crédito: Divulgação

Um dos destaques do Athletico-PR no primeiro semestre do ano passado, o lateral, famoso pelo apoio ao ataque e pelos chutes fortes, durou pouco no futebol da Arábia Saudita. Carleto desembarcou no Al-Ittihad em julho. Seis meses e cinco partidas depois, já rescindiu seu contrato. Agora, está à procura de um novo time para defender nesta temporada. É bem provável que apareça no futebol nacional.

FERNANDO BOB
Volante
31 anos

Crédito: Divulgação

O jogador rescindiu com o Internacional no meio do ano para viver o "American Dream" e jogar na MLS (Major League Soccer), a elite do futebol nos Estados Unidos. Após um semestre defendendo o Minnesota United, franquia que fez apenas a 18ª campanha da temporada regular e não foi para os playoffs, o brasileiro está com o futuro indefinido. Sem contrato, ele ainda não sabe se continuará nos EUA ou se fará as malas rumo a outro país.

TÚLIO DE MELO
Atacante
34 anos

Crédito: Divulgação

Centroavante de área que passou a maior parte da carreira no futebol europeu (defendeu Lille, Palermo e Valladolid, entre outros), Túlio defendeu Sport e Chapecoense nos últimos anos. Em janeiro do ano passado, deixou mais uma vez o futebol brasileiro para atuar pelo Avispa Fukuoka, do Japão. Seis meses depois, optou por deixar o Oriente. Desde então, está parado e ainda não assinou com nenhuma equipe.

JAJÁ
Atacante
32 anos

Crédito: Divulgação

O centroavante, que teve rápidas passagens por Flamengo (2006), Internacional (2012) e Coritiba (2014), fez a carreira praticamente inteira no exterior e jogou em sete países diferentes. O último foi a Tailândia, onde ficou nos últimos dois anos. Em 2017, Jajá chegou a ser vice-artilheiro da liga nacional com 34 gols. No último mês, rescindiu contrato com o Muangthong United. Agora, pode ter a oportunidade de voltar ao futebol brasileiro.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Por que o brasileiro Marcelo foi parar no banco de reservas do Real Madrid?
Gabriel Jesus renasce no Manchester City em 2019, mas só contra "nanicos"
5 brasileiros que foram contratados por times europeus, mas nunca jogaram
Efetivado como titular, Vinícius Jr. vira o "dono" do ataque do Real em 2019

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.