Topo

Rafael Reis

Por onde andam 7 ex-jogadores da Juventus que “sumiram”?

Rafael Reis

31/01/2019 04h20

Como está a carreira daquele jogador que já teve seus momentos de glória em um dos grandes clubes do futebol europeu, mas que hoje anda um tanto quanto sumido, vestindo uma camisa menos tradicional e atuando por um campeonato que gera menos repercussão midiática?

É para responder a essa pergunta que o "Blog do Rafael Reis" publica desde o fim de novembro a seção "Por Onde Anda? – Times Internacionais". Durante as próximas semanas, revelaremos os paradeiros de vários jogadores que estão nessa situação.

Nesta quinta-feira, mostramos os destinos de sete ex-jogadores da Juventus. Na semana que vem, será a vez de desvendarmos os paradeiros de atletas que passaram pelo Milan.

CLAUDIO MARCHISIO
Meia
33 anos
Italiano
Zenit São Petersburgo (RUS)

Crédito: Andreas Solaro/AFP

Caso raro de cria das categorias de base da Juventus que se firmou no time principal, o meia estreou como profissional durante a fatídica passagem do clube pela segunda divisão, na temporada 2006/07. Durante mais de uma década vestindo a camisa alvinegra, Marchisio disputou 389 partidas oficiais e conquistou sete títulos italianos. Seu ciclo em Turim chegou ao fim na temporada passada. Em acentuada queda física devido ao excesso de lesões sofridas na carreira, o jogador decidiu ir para a Rússia. Mas, no Zenit, líder do campeonato nacional, também tem ficado bastante no banco de reservas.

MARCO BORRIELLO
Atacante
36 anos
Italiano
Ibiza (ESP)

Crédito: Divulgação

Uma espécie de centroavante coringa do futebol italiano neste século, Borriello passou pela maior parte dos clubes mais importantes do Calcio, mas não se firmou em nenhum deles. No caso da Juventus, a passagem durou apenas os últimos cinco meses da temporada 2011/12. Já em fim de carreira, o atacante assinou nesta temporada com o Ibiza, que disputa a terceira divisão espanhola. Só que na praia mais conhecida pela intensa vida noturna do que pelo futebol, ele ainda não balançou as redes.

SIMONE ZAZA
Atacante
27 anos
Italiano
Torino (ITA)

Crédito: Giuseppe Cacace/AFP

Apesar de ter ficado vinculado à Juventus por quase três anos, não chegou a completar nem 30 partidas pela Velha Senhora. Durante sua passagem pelo clube, ficou a maior parte do tempo no banco de reservas. Mesmo assim, marcou oito gols, uma marca bastante considerável. Sem espaço no time mais vitorioso da Itália, Zaza deixou o país para tentar a sorte no West Ham e no Valencia. Nesta temporada, voltou ao país para defender o Torino, rival de cidade da Juve. Mas tem deixado a desejar com a camisa grená: em 19 jogos, só balançou as redes uma única vez.

EMANUELE GIACCHERINI
Meia
33 anos
Italiano
Chievo (ITA)

Crédito: Getty Images

O baixinho de 1,67 m nunca foi titular absoluto da Juventus. Mas, os dois anos que passou por lá (2011 a 2013) foram determinantes para sua carreira. Foi nesse período que Giaccherini se firmou como um jogador da seleção italiana e começou a conquistar o espaço que renderia convocações para três competições importantes (as Eurocopas de 2012 e 2016, além da Copa das Confederações de 2013). Desde o começo do ano passado, o meia defende o nanico Chievo, onde ainda é um jogador importante.

MAURICIO ISLA
Lateral direito
30 anos
Chileno
Fenerbahce (TUR)

Crédito: Getty Images

A maioria dos fãs do futebol conhece o lateral direito mais pelo que ele fez na seleção chilena do que pela passagem na Juventus. Isso não chega a ser uma surpresa. Isla ficou quatro anos contratado pelo clube alvinegro, mas acabou emprestado para QPR e Olympique de Marselha e pouco jogou em Turim. Aos 30 anos, hoje ele tenta ajudar o Fenerbahce a evitar um surpreendente rebaixamento no Campeonato Turco.

PAOLO DE CEGLIE
Lateral esquerdo
32 anos
Italiano
Sem clube

Crédito: Getty Images

Assim como Marchisio, começou nas categorias inferiores da Juve e foi promovido quando a equipe acabou punida com o rebaixamento para a Série B. Mas, ao contrário do antigo companheiro, De Ceglie não conseguiu fazer carreira no clube. Mesmo tendo permanecido contratado pela Velha Senhora de 2006 a 2017, o lateral jogou pouco e passou por quatro empréstimos (Siena, Genoa, Parma e Olympique de Marselha). Depois de ir embora definitivamente da sua "casa", em 2017, jogou por seis meses no Servette (SUI). Atualmente, está desempregado.

RETO ZIEGLER
Zagueiro
33 anos
Suíço
FC Dallas (EUA)

Crédito: Divulgação

Lateral esquerdo na maior parte da carreira, viveu seu auge no futebol italiano defendendo a Sampdoria. Em 2011, foi comprado pela Juventus. Mas, nos quatro anos do seu vínculo com a Velha Senhora, foi cedido para Fenerbahce, Lokomotiv Moscou e Sassuolo. Depois de retornar para a Suíça e jogar durante duas temporadas e meia por lá, transferiu-se no começo do ano passado para a MLS (Major League Soccer). Em sua temporada de estreia nos EUA, chegou aos playoffs com o FC Dallas, mas parou nas oitavas de final.


Mais de Cidadãos do Mundo

Janela de transferências chega a R$ 4,1 bi; veja os 10 reforços mais caros
"Velhinho"quebra recorde na Itália e chega ao pódio da Chuteira de Ouro
5 novelas para acompanhar na reta final da janela de transferências
Bons e baratos: 5 destaques da Copa da Ásia para seu time contratar

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.