Topo

Rafael Reis

Por onde andam 7 ex-jogadores do Tottenham que "sumiram"?

Rafael Reis

24/01/2019 04h20

Como está a carreira daquele jogador que já teve seus momentos de glória em um dos grandes clubes do futebol europeu, mas que hoje anda um tanto quanto sumido, vestindo uma camisa menos tradicional e atuando por um campeonato que gera menos repercussão midiática?

É para responder a essa pergunta que o "Blog do Rafael Reis" publica desde o fim de novembro a seção "Por Onde Anda? – Times Internacionais". Durante as próximas semanas, revelaremos os paradeiros de vários jogadores que estão nessa situação.

Nesta quinta-feira, mostramos os destinos de sete ex-jogadores do Tottenham. Na semana que vem, será a vez de desvendarmos os paradeiros de atletas que passaram pela Juventus.

JERMAIN DEFOE
Atacante
36 anos
Inglês
Rangers (ESC)

Crédito: Divulgação

Maior artilheiro da história do Tottenham em competições europeias (com 23 gols, mesma marca de Harry Kane), o atacante disputou a Copa do Mundo-2010 e a Euro-2012 pela seleção inglesa. Famoso pelo oportunismo mostrado dentro da área, Defoe ainda continua jogando em alto nível, mesmo já estando com idade elevada. No começo do mês, foi emprestado pelo Bournemouth aos Rangers, um dos grandes do futebol escocês, que é treinado pelo ex-meia Steven Gerrard.

ROBERTO SOLDADO
Atacante
33 anos
Espanhol
Fenerbahce (TUR)

Crédito: John Walton/AP

O centroavante espanhol chegou ao Tottenham em 2013, credenciado pelo sucesso no Valencia, e foi embora duas temporadas mais tarde sem deixar saudades na torcida. Agora veterano, a cria das categorias de base do Real Madrid tem sofrido no Campeonato Turco. Na atual temporada, marcou apenas um gol, tem passado a maior parte do tempo na reserva e lutado contra o risco do rebaixamento.

AARON LENNON
Meia-atacante
31 anos
Inglês
Burnley (ING)

Crédito: Getty Images

O veloz meia-atacante fez parte do elenco do último título conquistado pelo Tottenham, a Copa da Liga inglesa na temporada 2007/08. Lennon vestiu a camisa do clube londrino durante oito anos e meio, período em que disputou ainda duas Copas do Mundo (2006 e 2010). Mas a decadência física do jogador começou muito cedo. Aos 31 anos, já não tem mais condições de defender um clube importante da Inglaterra e foi parar no pouco expressivo Burnley.

ROMAN PAVLYUCHENKO
Atacante
37 anos
Russo
Znamya Noginsk (RUS)

Um dos vários jogadores russos que tentaram a sorte no exterior depois do sucesso da seleção na Eurocopa-2008, quando a equipe foi semifinalista, Pavlyuchenko passou quatro temporadas no Tottenham e marcou 42 gols pelo clube. Nos últimos anos, o centroavante vem conciliando a carreira dentro dos campos com uma trajetória política em seu país-natal. Após sete meses sem jogar, Pavlyuchenko voltou ao futebol em agosto para atuar em uma liga semiprofissional da Rússia.

MICHAEL DAWSON
Zagueiro
35 anos
Inglês
Nottingham Forest (ING)

Crédito: Getty Images

O zagueiro disputou mais de 320 partidas ao longo de nove temporadas pelo Tottenham e chegou a usar em várias oportunidades a braçadeira de capitão do clube londrino. Dawson permaneceu usando a camisa branca até 2014, quando foi negociado com o Hull City. No ano passado, decidiu retornar para o time onde iniciou sua carreira: o Nottingham Forest, bicampeão europeu em 1979 e 1980 e atualmente na segunda divisão inglesa.

BENOIT ASSOU-EKOTTO
Lateral esquerdo
34 anos
Camaronês
Sem clube

Crédito: Divulgação

O polêmico lateral, que já chegou a dizer que não gosta de jogar de futebol e protagonizou um boato de que havia abandonado a carreira para virar ator pornô, jogou no Tottenham entre 2006 e 2015, mas passou parte significativa desse tempo no banco de reservas. O último clube de Assou-Ekotto foi o Metz, da França, onde atuou até o fim da temporada passada. Agora, o camaronês está em busca de emprego para continuar na carreira.

TOM HUDDLESTONE
Volante
32 anos
Inglês
Derby County (ING)

Crédito: Divulgação

Contratado pelo Tottenham quando tinha só 18 anos, parecia uma grande aposta para o futuro e até chegou à seleção inglesa enquanto vestia a camisa branca. Dono de um porte físico avantajado, sofreu muito com lesões e acabou perdendo espaço no clube até ser negociado em 2013. Desde a temporada passada, defende o Derby County, clube da segunda divisão onde iniciou a carreira.


Mais de Cidadãos do Mundo

7 promessas o Sul-Americano sub-20 que já jogam no futebol europeu
Por onde andam 7 ex-jogadores do Arsenal que "sumiram"?
7 promessas do Sul-Americano sub-20 para seu time contratar antes da Europa
Salah e Suárez entram no top 10 da Chuteira de Ouro; Messi amplia liderança

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.