Topo

Rafael Reis

Por onde andam 7 ex-jogadores do Manchester United que "sumiram"?

Rafael Reis

27/12/2018 04h00

Como está a carreira daquele jogador que já teve seus momentos de glória em um dos grandes clubes do futebol europeu, mas que hoje anda um tanto quanto sumido, vestindo uma camisa menos tradicional e atuando por um campeonato que gera menos repercussão midiática?

É para responder a essa pergunta que o "Blog do Rafael Reis" publica desde o fim de novembro a seção "Por Onde Anda? – Times Internacionais". Durante as próximas semanas, revelaremos os paradeiros de vários jogadores que estão nessa situação.

Nesta quinta-feira, mostramos os destinos de sete ex-jogadores do Manchester United. Na semana que vem, será a vez de desvendarmos os paradeiros de atletas que passaram pelo Chelsea.

ROBIN VAN PERSIE
Atacante
35 anos
Holandês
Feyenoord (HOL)

Crédito: Paul Ellis/AFP

Campeão e artilheiro da Premier League de 2012/13 pelo Manchester United, o holandês vestiu a camisa dos Red Devils durante três temporadas e marcou 58 gols em 105 partidas. Em 2015, com declínio de suas condições físicas, foi liberado para se transferir para a Turquia. Atualmente, já bastante grisalho, joga pelo Feyenoord, clube onde começou a carreira como profissional, 17 anos atrás. Mesmo veterano, Van Persie é titular absoluto e usa a braçadeira de capitão da terceira força do futebol da Holanda.

NANI
Meia-Atacante
32 anos
Português
Sporting (POR)

Crédito: Nick Wass/AP Photo

Contratado na esteira do sucesso de Cristiano Ronaldo, em meados da década passada, nunca conseguiu chegar perto do desempenho do compatriota e alternou grandes jogadas com atuações lamentáveis pelo United. Nani deixou o clube em 2015 e atuou na Turquia (Fenerbahce), na Espanha (Valencia) e na Itália (Lazio). Assim como Van Persie, acabou retornando para seu clube formador e agora disputa o Campeonato Português pelo Sporting,

ADNAN JANUZAJ
Meia-atacante
23 anos
Belga
Real Sociedad (ESP)

Crédito: Scott Heppell/AP

Lançado em 2013 pelo técnico David Moyes, surgiu como um meteoro no time principal do United e logo passou a ser disputado por seis seleções (Bélgica, Inglaterra, Albânia, Sérvia, Turquia e Kosovo). Mas o desenvolvimento de Januzaj ficou aquém do esperado e ele logo deixou de ser a pedra preciosa que parecia. O meia-atacante ainda joga em um centro importante, a Espanha, mas não é titular absoluto da Real Sociedad. Na Copa-2018, foi reserva da seleção belga.

JOHN O'SHEA
Zagueiro
37 anos
Irlandês
Reading (ING)

Crédito: AFP

O defensor já fazia parte do elenco do Manchester United em 1999, ano em que o clube derrotou o Palmeiras e se sagrou campeão mundial. Quase duas décadas depois, O'Shea segue firme e forte nos gramados. Só que a camisa que veste agora já é não tão pesada quanto no passado. Nesta temporada, o zagueiro defende o Reading, que está lutando contra o rebaixamento na segunda divisão da Inglaterra.

BEBÉ
Meia-atacante
28 anos
Português
Rayo Vallecano (ESP)

Crédito: Reuters

Tratado pela imprensa inglesa como um dos maiores fracassos da histórica do United, o português foi uma contratação indicada por Carlos Queiroz, ex-assistente de Alex Ferguson, e custou 8,8 milhões de euros (R$ 38 milhões), valor que era uma fortuna no mercado de 2010 para um jogador que era totalmente desconhecido. Bebé disputou apenas sete partidas pelo time principal antes de iniciar uma sequência de empréstimos para o exterior. No meio do ano, foi negociado pelo Eibar com o Rayo Vallecano.

FEDERICO MACHEDA
Atacante
27 anos
Italiano
Panathinaikos (GRE)

Crédito: Divulgação

Contratado pelo Manchester United quando tinha apenas 16 anos, o centroavante italiano marcou na partida de estreia pelo clube inglês, dois anos mais tarde, e repetiu a dose no segundo jogo com a camisa dos Red Devils. Macheda também deixou sua marca no primeiro clássico que disputou, contra o Chelsea. E parou por aí. Depois de seis empréstimos em que não repetiu o brilho ideal, acabou liberado pelo United em 2014. Hoje, disputa o pouco expressivo Campeonato Grego.

TOMASZ KUSZCZAK
Goleiro
36 anos
Polonês
Birmingham City (ING)

Crédito: Michael Regan/Getty Images

Reserva do ídolo holandês Edwin van der Sar durante boa parte de sua passagem pelo United, o polonês permaneceu em Old Trafford durante seis temporadas e conseguiu uma vaguinha na seleção que disputou a Copa do Mundo-2006. Desde 2015, Kuszczak defende o Birmingham, clube de longas passagens pela elite inglesa, mas que atualmente milita na segunda divisão. Nesta temporada, no entanto, o veterano ainda nem entrou em campo.


Mais de Cidadãos do Mundo

7 promessas do futebol sul-americano para seu time contratar em 2019
Como Modric foi de melhor do mundo a problema para o Real em 5 meses
Técnico de zebra do Mundial foi condenado por corrupção e pode ser preso
Por onde andam 7 ex-jogadores do Manchester City que "sumiram"?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.