Topo

Rafael Reis

Conheça o time que pede à Disney para ter Jack Sparrow na camisa

Rafael Reis

10/12/2018 04h00

Jack Sparrow, personagem de Johnny Depp na série de filmes "Piratas do Caribe", estará nos gramados da primeira divisão peruana na próxima temporada. Pelo menos, esse é o desejo do Molinos El Pirata, caçula da elite do país.

O clube, que foi fundado há três anos e conquistou o acesso graças à conquista da Copa Peru, solicitou à Disney, dona da franquia de longas-metragens, autorização para utilizar a figura do capitão em 2019.

Crédito: Divulgação

Até setembro, Jack Sparrow podia ser visto no escudo e também no peito da camisa da equipe. Mas sua presença no uniforme era totalmente ilegal, ou seja, pirataria.

A prova disso é que o Molinos El Pirata abriu mão do personagem assim que o caso começou a ficar conhecido internacionalmente por temer ser processado pelo uso indevido da imagem do astro da série.

No lugar de Jack Sparrow, o clube passou a ostentar uma versão genérica do personagem, um pirata qualquer, mas com trajes muito semelhantes aos usados pelo personagem hollywoodiano.

"A imagem deste pirata tem sido parte de nossa campanha. Acreditamos que não deve haver problemas, já que a área da Disney não é o futebol", afirmou o presidente do Molinos, Manuel Aguinaga, em entrevista ao jornal "Depor".

O clube pertence a uma empresa do ramo alimentício e foi batizado por causa do arroz "El Pirata", um dos carros-chefes do seu proprietário. O nome do produto (e, consequentemente, da equipe) é uma homenagem póstuma do dono da empresa a seu irmão, que morreu devido a uma doença na visão e precisou usar tapa-olho durante o processo.

O time da cidade de José Leonardo Ortiz, que possui cerca de 150 mil habitantes, ainda é amador, mas deve se profissionalizar para disputar a primeira divisão peruana na próxima temporada. O acesso para a elite se deu justamente pela conquista de um torneio (Copa Peru) que é disputado por equipes cujos jogadores normalmente não vivem apenas de futebol.

Os "Piratas do Caribe" são uma das séries cinematográficas de maior sucesso deste século. Ao todo, já foram lançados cinco filmes de longa duração, um curta, além de games, livros e animações.


Mais de Clubes

– Não são só os Emirados: Dinheiro da China também sustenta o City
– Peñarol dá comida e médico para ex-jogadores em dificulddaes financeiras
– Hotel do Boca tem Maradona na porta e diárias a partir de R$ 280
– Conheça o clube argentino que tem nome do River e uniforme do Boca

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.