Topo

Rafael Reis

5 artilheiros do futebol sul-americano para seu clube contratar em 2019

Rafael Reis

08/12/2018 04h00

Miguel Borja, Paolo Guerrero, Jonathan Calleri, Hernán Barcos. Não são raros os casos de centroavantes sul-americanos que fizeram sucesso no futebol brasileiro ao longo dos últimos anos.

O raciocínio é simples: se os melhores camisas 9 do país pentacampeão mundial estão no exterior, por que não importar aqueles que estão se destacando nos nossos vizinhos continentais?

Pensando nisso, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco homens de frente que são artilheiros dos seus países nesta temporada e que poderiam tranquilamente jogar no Brasil no próximo ano.

EMANUEL GIGLIOTTI
Atacante
31 anos
Argentino
Independiente (ARG)

Crédito: AP Photo

Centroavante do estilo antigo, daqueles que passam a maior parte dentro da área adversária, têm porte físico avantajado e são bons nas jogadas aéreas, Gigliotti vive o melhor momento da sua carreira. Não à toa, é o artilheiro do Campeonato Argentino, com 12 gols em 13 partidas, e maior nome do Independiente, que foi até as quartas de final da Libertadores. Por já ter passado dos 30 anos, dificilmente será negociado com o futebol europeu, o que facilita sua chegada ao Brasil.

GERMÁN CANO
Atacante
30 anos
Argentino
Independiente Medellín (COL)

Crédito: Reprodução

O goleador do Campeonato Colombiano já meteu 30 bolas nas redes nesta edição da competição e começa a decidir neste fim de semana o título da temporada. Assim como Gigliotti, o centroavante do Independiente Medellín não tem mais muitas chances de emplacar uma carreira na Europa. Por outro lado, há rumores na Colômbia de que ele possa rumar na próxima temporada para o Real Salt Lake City, dos EUA.

ÓSCAR CARDOZO
Atacante
35 anos
Paraguaio
Libertad (PAR)

Crédito: Reuters

O centroavante que lidera a artilharia do Torneio Clausura, o Campeonato Paraguaio disputado no segundo semestre, é um veterano com longa trajetória no futebol europeu. Óscar Cardozo defendeu durante sete temporadas o Benfica e também jogou na Turquia e na Grécia. Ele retornou para o Paraguai em 2017 e ainda é um dos maiores astros do país. No Brasil, poderia brilhar com a camisa de uma equipe de médio escalão.

GABRIEL FERNÁNDEZ
Atacante
24 anos
Uruguaio
Peñarol (URU)

Crédito: Reprodução

É sempre bom ficar de olho nas novidades ofensivas de um país que se destaca por formar atacantes, como Luis Suárez e Edinson Cavani. No Torneio Clausura, a reta final do Campeonato Uruguaio, quem se destacou lá na frente foi Gabriel Fernández. Conhecido como "El Toro", o jogador marcou nove vezes e ajudou o Peñarol a conquistar o título. Essa foi a primeira temporada do atacante em um clube grande do Uruguai. Até janeiro, ele defendia o pouco expressivo Racing.

JHON CIFUENTE
Atacante
26 anos
Equatoriano
Universidad Católica (EQU)

Crédito: Reprodução

O camisa 16 da Universidad Católica já foi especulado pelo Santos no meio do ano e continua sendo uma boa para a maior parte dos clubes da primeira divisão brasileira. Cifuente marcou nada menos do que 37 gols nesta edição do Campeonato Equatoriano e se tornou o segundo maior artilheiro da história país em um único ano (o recorde pertence a Jaime Kaviedes, que fez 43 em 1998).


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam 7 ex-jogadores do Real Madrid que "sumiram"?
7 "loucuras" para seu clube fazer no Mercado da Bola em 2019
Com CR7 no topo, conheça os 10 jogadores de maior sucesso no Instagram
Final da Libertadores custa R$ 7 mil para torcedores argentinos

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.