Topo

Rafael Reis

Peñarol dá comida e médico para ex-jogadores em dificuldades financeiras

Rafael Reis

28/11/2018 04h20

Jogadores de futebol de grandes clubes normalmente recebem altos salários, bem mais polpudos do que a média do restante da população. Mesmo assim, não faltam relatos de ex-atletas que terminaram seus dias na pobreza.

Ciente dessa situação, o Peñarol, maior campeão uruguaio de todos os tempos (52 títulos) e vencedor de cinco edições da Libertadores, inaugurou no começo do mês um centro de auxílio para seus ídolos que estejam passando por dificuldades financeiras.

Crédito: Divulgação

A "Casa do Ex-Jogador" fica em Montevidéu e oferece quatro refeições diárias, além de assistência médica, odontológica e psicológica gratuitas para os atletas que passaram pelo Peñarol e hoje estão em situação delicada.

"Queremos que esse espaço seja uma espécie de clube para aqueles que não estão bem de saúde o que precisem de um prato de comida. A Casa do Ex-Jogador está aqui para reconhecer uma realidade, a de há muita gente em condição econômica difícil", afirmou o vice-presidente do Peñarol, Rodolfo Catino, ao jornal "El Observador".

Pelo menos por enquanto, o centro de convivência não terá dormitórios para atender atletas do passado que estejam desalojados e nem leitos hospitalares para doentes em situação mais crítica.

De acordo com Catino, ex-jogadores do clube que estão em melhores condições financeiras se comprometeram a ajudar o projeto, que tem um custo mensal estimado em 60 mil pesos (pouco mais de R$ 7 mil).

A ideia do Peñarol é o que espaço se torne um grande centro de convivência para quem vestiu a camisa amarela e negra. Os atletas que não precisarem da assistência social oferecida pelo projeto podem frequentá-lo para fazer churrasco e assistir a paridas de futebol ao lado de antigos companheiros.

Vários jogadores importantes da história do futebol sul-americano defenderam o Peñarol, como os uruguaios Juan Alberto Schiaffino, Obdulio Varela e Alcides Ghiggia, destaques da seleção campeã mundial de 1950, e o equatoriano Alberto Spencer, maior artilheiro da história da Libertadores.

O clube de Montevidéu venceu o principal torneio interclubes do continente em 1960, 1961, 1966, 1982 e 1987. No ranking de títulos, só fica atrás dos argentinos Independiente (sete) e Boca Juniors (seis).


Mais de Clubes

– Hotel do Boca tem Maradona na porta e diárias a partir de R$ 280
– Conheça o clube argentino que tem nome do River e uniforme do Boca
– Drama do Corinthians: 5 times campeões em um ano e rebaixados no outro
– Perto de 6ª final do século, Boca supera guerra de egos e escândalo sexual

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.