Topo

Rafael Reis

Por onde andam 7 ex-jogadores do Atlético-MG que estão no exterior?

Rafael Reis

22/11/2018 04h20

Como está a carreira daquele jogador que passou por seu time de coração e que hoje defende algum time no exterior, mas não algum daqueles clubes que aparecem quase que semanalmente na TV brasileira, como Barcelona, Manchester City ou Chelsea?

É para responder a essa pergunta que o "Blog do Rafael Reis" publicou desde setembro a seção "Por Onde Anda? – Times Brasileiros". Durante 12 semanas, revelamos os paradeiros de vários jogadores que estão nessa situação.

Hoje, para encerrar a seção, mostramos os destinos de sete ex-jogadores do Atlético-MG. Na próxima semana, daremos início à versão internacional dessa pesquisa.

JESÚS DÁTOLO
Meia-atacante
34 anos
Banfield (ARG)

Crédito: Santiago Armas/Xinhua

O argentino passou cinco anos no futebol brasileiro e teve bons momentos no Atlético-MG, clube pelo qual conquistou a Copa do Brasil de 2014 e o Estadual de 2015. O fim da passagem de Dátolo por Minas Gerais foi marcado por uma séries de problemas físicos que foram minando seu desempenho dentro de campo. No ano passado, o meia voltou ao Banfield, seu primeiro time como profissional, onde tem apresentado um futebol bastante discreto.

RAFAEL CARIOCA
Volante
29 anos
Tigres (MEX)

Crédito: Bruno Cantini/Divulgação

Um dos destaques do Atlético-MG nas últimas temporadas, o volante trocou o Brasil pelo México no ano passado e vem colecionando títulos pelo Tigres. Rafael Carioca venceu o campeonato nacional em 2017 e a Copa dos Campeões de 2018. Mas, no começo do mês, teve um desentendimento com o técnico Ricardo Ferretti e chegou a ser liberado mais cedo de um treino em virtude disso.

SHERMAN CÁRDENAS
Meia
29 anos
Atlético Bucaramanga (COL)

Crédito: Bruno Cantini/Divulgação

Despertou muita expectativa no momento de sua contratação devido ao bom futebol que costumava mostrar no Atlético Nacional. Mas Cárdenas não conseguiu decolar em Belo Horizonte. Durante os dez meses que passou na cidade, pouco produziu para justificar sua fama. No começo deste ano, voltou ao Atlético Bucaramanga, time pequeno da Colômbia onde começou a carreira. O baixinho foi tão bem que já chamou novamente a atenção dos clubes mais poderosos do país.

JÚNIOR URSO
Volante
29 anos
Guangzhou R&F (CHN)

Crédito: Divulgação

O volante teve uma passagem bem razoável pelo Atlético-MG em 2016, mas acabou negociado pelo Shandong Luneng, então dono dos seus direitos econômicos, com outro time da China, o Guangzhou R&F. Nas duas últimas temporadas, Júnior Urso foi companheiro de time de Zizao. Na atual temporada, a equipe da dupla passou sufoco e terminou o Campeonato Chinês apenas quatro pontos acima da zona de rebaixamento.

RENAN RIBEIRO
Goleiro
28 anos
Sporting (POR)

Crédito: Divulgação

Cria da base atleticana, perdeu espaço no clube depois da contratação de Victor. O goleiro foi embora em 2013, quando foi negociado com o São Paulo. Desde o começo do ano, atua no futebol português. No primeiro semestre, defendeu o rebaixado Estoril Praia. Depois das férias de meio de ano, transferiu-se para um dos grandes do país. Começou a temporada no banco de reservas, mas ganhou a posição no mês passado.

DANILINHO
Meia-atacante
31 anos
Desempregado

Crédito: Divulgação

Ficou famoso no cenário brasileiro durante sua primeira passagem pelo Atlético-MG, de 2006 a 2008, e ajudou o clube a retornar para a primeira divisão nacional. Em 2012, voltou ao time alvinegro, mas não repetiu o brilho. Danilinho construiu a maior parte de sua carreira no México. Em julho, voltou ao país para disputar a segundona pelo pouco expressivo Correcaminos. Três meses depois, anunciou sua saída do clube.

TORÓ
Volante
32 anos
Sagamihara (JAP)

Crédito: Divulgação

O volante que fez sucesso no Flamengo jogou pouco pelo Atlético-MG e acabou dispensado do clube em agosto de 2011. Toró foi para o Japão em 2014 e, depois de um rápido retorno ao futebol goiano nos últimos anos, retornou para o Oriente nesta temporada. Atualmente, disputa a terceira divisão nipônica.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Malcom aproveita brecha de Dembélé e ganha espaço no Barcelona
Em fim de contrato, Douglas renasce e curte protagonismo inédito na Europa
Por onde andam 7 ex-jogadores do Cruzeiro que estão no exterior?
Alvo de racismo, cearense deve ser 1º negro da história da seleção russa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.