Topo

Rafael Reis

Conheça o clube argentino que tem nome do River e uniforme do Boca

Rafael Reis

22/11/2018 04h00

Você consegue imaginar um time chamado Corinthians vestindo uma camisa verde? E que tal um Flamengo usando o alvinegro do Vasco? É possível existir um Grêmio no Rio Grande do Sul tão colorado quanto o Internacional? Ou ainda um Real Madrid com o uniforme azul e grená popularizado pelo Barcelona?

Pois é mais ou menos isso o que acontece em Bell Ville, cidade com cerca de 30 mil habitantes, localizada na província de Córdoba, no centro da Argentina. Lá, Boca Juniors e River Plate, os dois maiores arquirrivais do futebol nacional e adversários na final da Libertadores-2018, são um time só.

Crédito: Divulgação/River Plate de Bell Ville

Um dos clubes da cidade-natal de Mario Kempes, artilheiro da Copa do Mundo-1978, tem o nome do River, mas escudo e camisa inspirados e nas cores do Boca.

O River de Bell Ville disputa a Série B da Liga Bellvillense, um dos campeonatos que correspondem a uma espécie de sexta divisão do futebol argentino. O clube foi fundado em 1923 e uniu torcedores das duas equipes mais poderosas do país.

"Eles não conseguiam chegar a um acordo sobre o nome e as cores que iam usar. Então, depois de muita discussão, colocaram um papelzinho escrito 'River' e outro escrito 'Boca' dentro de um chapéu e deixaram a sorte definir o nome do clube. A única condição é que as cores do uniforme seriam as mesmas da do time perdedor do sorteio", explicou Héctor Huais, dirigente do clube, em entrevista ao canal argentino TNT Sports.

De acordo com o cartola, a existência de um time híbrido sempre incomodou os dois poderosos do país. Segundo Huais, antigos presidentes de Boca e River chegaram a oferecer dinheiro à equipe de Bell Ville para que ela mudasse de nome ou de cores.

"Nosso estatuto não permite essa alteração, então tudo ficou só na conversa. Além disso, nossos sócios se oporiam à ideia."

Com pouco mais de 250 sócios e cerca de 160 jogadores espalhados por todas as categorias (da base ao time adulto), o River tem orgulho de sua história peculiar. Tanto que tem como lema a seguinte frase: "Um clube dividido, mas unido."

Após o 2 a 2 do primeiro jogo, na Bombonera, River e Boca disputam neste sábado, às 18h (de Brasília), a segunda partida da decisão da Libertadores. Quem vencer o jogo no Monumental de Núñez fatura o título. Em caso de um novo empate, a disputa vai para a prorrogação e, depois, para os pênaltis.

O Boca já conquistou seis vezes o título sul-americano (1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007) e busca se igualar ao Independiente como maior campeão da história. Já o River, que faturou a taça em 1986, 1996 e 2015, quer ser tetra.


Mais de Clubes

– Drama do Corinthians: 5 times campeões em um ano e rebaixados no outro
– Perto de 6ª final do século, Boca supera guerra de egos e escândalo sexual
– Time de Vinicius Jr. já foi independente do Real e tem "limite de sucesso"
– DNA de elite: 7 clubes do exterior que nunca foram rebaixados

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.