Topo

Rafael Reis

Malcom aproveita brecha de Dembélé e ganha espaço no Barcelona

Rafael Reis

21/11/2018 04h00

Ousmane Dembélé custou 115 milhões de euros (quase R$ 500 milhões), foi contratado para ser o substituto de Neymar, está em sua terceira temporada defendendo um clube de ponta da Europa e até já tem um título de Copa do Mundo no currículo.

Malcom foi bem mais barato e chegou por "apenas" 41 milhões de euros (R$ 177 milhões). Seu papel inicial era de apenas compor elenco. Nada muito fora do comum, já que esse é seu ano de estreia em uma equipe que briga por títulos no Velho Continente.

Mas, ao contrário das expectativas, quem neste momento está em alta o torcedor do Barcelona e com o técnico Ernesto Valverde é o brasileiro, não o francês.

Enquanto Dembélé vem sendo bombardeado pela imprensa catalã, tem recebido críticas até mesmo dos seus companheiros de time e é cotado para ser negociado na próxima janela de transferências, Malcom pode se tornar o reserva imediato dos atacantes Philippe Coutinho, Lionel Messi e Luis Suárez.

Uma boa mostra desses status foi a escalação do Barça em sua última partida. Na derrota por 4 a 3 para o Betis, no dia 11, o ex-jogador do Corinthians teve sua primeira oportunidade como titular em um jogo válido pelo Campeonato Espanhol.

Já o francês não foi nem relacionado para o banco de reservas depois de chegar uma hora e meia atrasado a um dos treinos da semana.

Curiosamente, a situação atual é oposta à vista no início da temporada. Dembélé voltou das férias com tudo. Nos primeiros seis jogos do Barça em 2018/19, marcou cinco gols, menos apenas que Messi.

O camisa 11 foi parar no banco em outubro, depois de seguidos resultados negativos que fizeram com que Valverde decidisse reforçar o meio-campo com a entrada de Arthur e deslocar Coutinho para a linha de frente.

Malcom, por outro, nem parecia fazer parte do grupo do Barcelona até semanas atrás. Contratado do Bordeaux no último verão europeu, havia sido utilizado por apenas 25 minutos até o fim do mês passado.

Só depois da queda de rendimento de Dembélé e do lobby feito por Messi com o treinador que o brasileiro passou a fazer parte de forma mais ativa da rotação do elenco.

O jovem de 21 anos entrou nos minutos finais da partida contra a Inter de Milão, pela Liga dos Campeões, e marcou o gol do empate por 1 a 1, seu primeiro pelo clube. Dias depois, teve a chance de começar jogando contra o Betis.

Agora, é Malcom quem pode curtir o bom momento e esperar novas oportunidades. Para Dembélé, a situação ficou bem mais complicada.

Líder do Espanhol, com 24 pontos, apenas um a mais que o Sevilla, segundo colocado, o Barcelona põe em jogo sua posição no alto da tabela contra o Atlético de Madri, que é o terceiro, sábado, fora de casa.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Em fim de contrato, Douglas renasce e curte protagonismo inédito na Europa
Por onde andam 7 ex-jogadores do Cruzeiro que estão no exterior?
Alvo de racismo, cearense deve ser 1º negro da história da seleção russa
Brasileiro fecha temporada como artilheiro da Europa, mas não deve ter taça

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.