Topo

Rafael Reis

5 destaques da final da Libertadores que devem pintar na Europa em breve

Rafael Reis

10/11/2018 04h00

Boca Juniors e River Plate começam a decidir neste sábado o título da Libertadores-2018. E, como em todas as decisões do torneio interclubes mais importante da América do Sul, a partida na Bombonera será acompanhada de perto por observadores dos principais clubes do planeta.

Afinal, o futebol sul-americano é pródigo em fornecer talentos para os times europeus. Só nos últimos anos, Boca e River mandaram para o Velho Continente jogadores como Rodrigo Bentancur (Juventus), Érik Lamela (Tottenham) e Lucas Alario (Bayer Leverkusen).

O Blog do Rafael Reis apresenta abaixo cinco atletas da decisão desta edição da Libertadores que devem seguir o mesmo caminho nos próximos meses. A tendência é que em breve só seja possível vê-los em ação por clubes da Europa.

EXEQUIEL PALACIOS
Meia
20 anos
River Plate (ARG)

O jovem, que pode fazer todas as funções do meio-campo, é a principal revelação da Libertadores-2018. Revelado nas categorias de base do próprio River, ganhou uma chance como titular no fim da fase de grupos e não saiu mais do time. Em setembro, estreou pela seleção argentina principal. De acordo com a imprensa espanhola, Palacios já tem um acerto para se transferir para o Real Madrid no próximo ano. No entanto, a tendência é que ele fique cedido ao River até julho.

CRISTIAN PAVÓN
Atacante
22 anos
Boca Juniors (ARG)

Atacante de lado de campo, que alia velocidade e drible, já está fazendo hora extra no futebol argentino. Pavón joga no Boca desde 2014 e disputou a última Copa do Mundo. O jogador só continua na Bombonera porque o clube recusou em julho uma proposta de 26 milhões de euros (quase R$ 111 milhões) feita pelo Arsenal. A multa rescisória do contrato de Pavón é de 50 milhões de euros (R$ 213 milhões).

GONZALO MARTÍNEZ
Meia-atacante
25 anos
River Plate (ARG)

Com um gol e uma assistência, o camisa 10 do River foi o destaque da vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, que classificou o time para a decisão da Libertadores. Mas não será surpresa nenhuma se essa for a última competição continental de "Pity" Martínez com a camisa "millonaria". O meia-atacante quase foi negociado com o Sporting na última janela de transferências e deve receber novo assédio europeu em janeiro. A MLS (Major League Soccer), elite da modalidade nos EUA, também tem interesse em contratá-lo.

WILMAR BARRIOS
Volante
25 anos
Boca Juniors (ARG)

O colombiano, que barrou o experiente Fernando Gago do time titular e é o responsável pela distribuição de bolas na intermediária do Boca Juniors, tem um longo namoro com o Tottenham desde o primeiro semestre que, de acordo com diferentes veículos argentinos, voltou a esquentar nas últimas semanas. Recentemente, o jornal espanhol "Marca" também publicou que o Real Madrid está de olho em Barrios.

LISANDRO MAGALLÁN
Zagueiro
25 anos
Boca Juniors (ARG)

Efetivado na equipe há dois anos, depois de empréstimos para Rosario Central e Defensa y Justicia, o zagueiro é hoje um dos pilares defensivos do técnico Guillermo Schelotto. O bom futebol apresentado por Magallán nas últimas temporadas chamou a atenção do Ajax. Na Holanda, o argentino é visto como um possível substituto da revelação Matthis de Ligt, que deve em breve ser negociado com um clube mais importante da Europa.


Mais de Cidadãos do Mundo

7 promessas de craque que não vingaram no futebol mundial
Quem é o garoto de 14 anos que fez gol no maior clássico do Paraguai?
Chuteira de Ouro tem tríplice empate na liderança; Neymar cola no top 10
Pérola inglesa dá show na Europa e cria mais gols que Messi, Neymar e CR7

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.