Topo

Rafael Reis

7 promessas de craque que não vingaram no futebol mundial

Rafael Reis

07/11/2018 04h20

O futebol está cheio de craques que começaram a brilhar cedo. Pelé e Diego Maradona estrearam como profissionais quando tinham 15 anos. Neymar já estava na mira do Real Madrid aos 13, mesma idade de Lionel Messi quando deixou a Argentina para defender o Barcelona.

Agora, os olhos do futebol mundial estão voltados para o paraguaio Fernando Ovelar, de 14 anos, que no último domingo marcou um dos gols do empate por 2 a 2 entre seu time, o Cerro Porteño, com o Olimpia, em um dos maiores clássicos da América do Sul.

Mas o brilho prematuro do garoto não significa que ele irá se tornar um dos grandes craques do planeta. Ao longo da história, o que não faltam são meninos que surgiram como futuros astros e acabaram se perdendo pelo caminho.

Apresentamos abaixo sete desses casos, atletas que durante a adolescência pareciam que viriam a ser grandes nomes do futebol mundial, mas que passaram muito longe de concretizar essa expectativa.

FREDDY ADU
Meia
29 anos
Norte-americano
Las Vegas Lights (EUA)

Quando apareceu para o planeta, disputando com apenas 14 anos os Mundiais sub-17 e sub-20 de 2003, Adu parecia ter uma carreira trilhada para o sucesso. O apelido de "Pelé do século XXI" e o milionário contrato assinado logo na sequência para se profissionalizar e disputar a MLS (Major League Soccer) pelo DC United só aumentaram essa impressão. Mas o refugiado ganense que fez a vida nos EUA não chegou nem perto de atingir esse nível. Após fracassar em 13 times diferentes (inclusive no Bahia), Adu hoje disputa uma liga de menor importância do "soccer" norte-americano.

BOJAN KRKIC
Atacante
28 anos
Espanhol
Stoke City (ING)

Nas categorias de base do Barcelona, era visto como uma promessa de nível semelhante ao de Lionel Messi e como futuro dono da camisa 9 da Espanha. Bojan até chegou a jogar na seleção principal, mas apenas durante 25 minutos de uma partida contra a Armênia, dez anos atrás, logo no início de sua trajetória profissional. O atacante teve várias chances em times grandes ao longo da carreira (Barça, Roma, Milan, Ajax), mas hoje é reserva na segunda divisão da Inglaterra.

ANTHONY LE TALLEC
Atacante
34 anos
Francês
Órleans (FRA)

Campeão mundial sub-17 pela França em 2001, foi contratado pelo Liverpool logo no início do século e prometia se tornar um dos grandes atacantes do planeta. Só que Le Tallec só marcou um gol em 32 partidas pelos Reds e foi emprestado para cinco clubes diferentes para ganhar experiência. Em 2008, quando deixou Anfield, ninguém mais esperava muita coisa dele. A ex-promessa ainda teve uma passagem razoável pelo Valenciennes antes de cair no ostracismo da segundona francesa, nesta temporada.

ROYSTON DRENTHE
Meia
31 anos
Holandês
Sparta (HOL)

Aos 20 anos, Drenthe já vestia a tradicional camisa do Real Madrid e jogava ao lado de Sergio Ramos, Marcelo e Fabio Cannavaro. Pérola do futebol holandês, aliava técnica e força física. Só que essas características foram insuficientes para mantê-lo jogando em alto nível. O meia se afundou, chegou a jogar nos Emirados Árabes e, dois anos atrás, anunciou a aposentadoria para tentar viver da música. Como a carreira de rapper também não deu muito certo, voltou ao futebol no começo de 2018 e agora bate ponto na Série B holandesa.

NÉLSON OLIVEIRA
Atacante
27 anos
Português
Norwich City (ING)

Em 2011, quando levou Portugal ao vice-campeonato mundial e foi eleito o segundo melhor jogador da competição, Nélson Oliveira parecia que seria o companheiro de ataque perfeito de Cristiano Ronaldo na seleção. Mas, sete anos se passaram desde então, o jogador não conseguiu explodir e perdeu o bonde da história. Revelado pelo Benfica, Oliveira hoje faz parte do elenco B do Norwich, time da segunda divisão da Inglaterra.

MACAULEY CHRISANTUS
Atacante
28 anos
Nigeriano
HJK Helsinque (FIN)

O atacante africano é mais um destaque de Mundiais de base que falhou na tarefa de alcançar a elite como adulto. Christantus foi o artilheiro da Copa do Mundo sub-17 de 2007 e descolou uma transferência para o Hamburgo como prêmio. O nigeriano, no entanto, jamais atuou no time de cima do clube alemão e começou a rodar por equipes menores da Europa. Em julho, desembarcou na Finlândia.

FEDERICO MACHEDA
Atacante
27 anos
Italiano
Panathinaikos (GRE)

Contratado pelo Manchester United quando tinha apenas 16 anos, o centroavante italiano marcou na partida de estreia pelo clube inglês, dois anos mais tarde, e repetiu a dose no segundo jogo com a camisa dos Red Devils. Macheda também deixou sua marca no primeiro clássico que disputou, contra o Chelsea. E parou por aí. Depois de seis empréstimos em que não repetiu o brilho ideal, acabou liberado pelo United em 2014. Hoje, disputa o pouco expressivo Campeonato Grego.


Mais de Cidadãos do Mundo

Quem é o garoto de 14 anos que fez gol no maior clássico do Paraguai?
Chuteira de Ouro tem tríplice empate na liderança; Neymar cola no top 10
Pérola inglesa dá show na Europa e cria mais gols que Messi, Neymar e CR7
Não é só no Brasil: 5 técnicos com emprego ameaçado na Europa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.