Topo

Rafael Reis

Quem é o garoto de 14 anos que fez gol no maior clássico do Paraguai?

Rafael Reis

06/11/2018 04h00

Fernando Ovelar não havia nem nascido quando Cristiano Ronaldo e Lionel Messi estrearam no futebol profissional. No dia em que Neymar ganhou seu primeiro título pelo Santos, o garoto tinha apenas sete anos. E na época em que Kylian Mbappé surpreendeu com o Monaco na Liga dos Campeões, o paraguaio estava terminando sua pré-adolescência.

As informações acima mostram o quanto o camisa 17 do Cerro Porteño é jovem. E precoce, já que com apenas 14 anos e nove meses, o meia-atacante entrou no último fim de semana para a história do principal clássico do futebol do nosso vizinho.

Uma semana após disputar sua primeira partida no futebol dos adultos, Ovelar marcou um dos gols do empate por 2 a 2 com o Olimpia, no tradicional estádio Defensores del Chaco, em Assunção.

O feito teve proporções históricas. Nunca na história da primeira divisão paraguaia um jogador tão jovem havia balançado as redes. O recorde anterior pertencia a Sergio Días, atualmente no Corinthians, que tinha 17 anos e um mês quando marcou pela primeira vez, em 2015.

Mas, afinal, quem é esse tal de Fernando Ovelar? E será que o garoto é realmente uma promessa que tem tudo para vingar no futuro?

O adolescente é neto de um ídolo do Cerro nas décadas de 1970 e 1980, o ex-zagueiro Gerónimo Ovelar, que ajudou a seleção paraguaia a conquistar o título da Copa América de 1979.

Canhoto, o garoto costuma jogar pela faixa esquerda do ataque, mais ou menos na mesma posição que consagrou Neymar. Até duas atrás, era capitão do time sub-15 do Cerro. Ao ser chamado para se unir à equipe profissional, pulou pelo menos duas etapas (sub-17 e sub-20).

O técnico Fernando Jubero foi acusado de estar promovendo um golpe de marketing quando decidiu colocar o menino para jogar contra o Atlético River Plate, pela Copa Paraguai. O treinador não só ignorou as críticas, como repetiu a dose no clássico ante o Olimpia.

"Apesar dos seus 14 anos, comportou-se como um jogador experiente. Enquanto esteve em campo, foi o mais perigoso do Ciclón no ataque. Fez um golaço e por pouco não anotou o segundo. Tem muito futuro", publicou o site do Cerro, sobre a atuação de Ovelar no domingo.

Iniciar uma carreira como profissional tão jovem é algo raro e nem sempre acaba sendo sinônimo de uma futura trajetória de sucesso.

Talvez o caso mais conhecido seja o do norte-americano Freddy Adu, que, aos 14 anos, já era o jogador mais bem pago da MLS (Major League Soccer), a elite do futebol profissional nos EUA, e costumava ser chamado de Pelé do século XXI.

Quinze anos depois, o atacante acumula fiascos por quase uma dezena de países (inclusive o Brasil, onde defendeu o Bahia) e tenta reconstruir a carreira no Las Vegas Light, equipe que disputa uma espécie de segunda divisão do "soccer".

Mas é claro que também há craques que começaram a fazer sucesso cedo. Pelé, Diego Maradona e, mais recentemente, Sergio Agüero estrearam como profissionais quando tinham 15 anos. Mesmo assim, eram mais velhos que Ovelar, o novo candidato a fenômeno precoce do futebol mundial.


Mais de Cidadãos do Mundo

Pérola inglesa dá show na Europa e cria mais gols que Messi, Neymar e CR7
Não é só no Brasil: 5 técnicos com emprego ameaçado na Europa
Como futebol dos EUA estica estrelato de jogadores em fim de carreira
8 jogadores de futebol que morreram dentro de campo (ou quase)

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.