Topo

Rafael Reis

Pérola inglesa dá show na Europa e cria mais gols que Messi, Neymar e CR7

Rafael Reis

05/11/2018 04h00

Jadon Sancho ainda não faz parte do grupo dos maiores craques do futebol mundial, aqueles que são festejados e admirados por torcedores do planeta inteiro. Mas, se depender do início de temporada 2018/19, sua entrada nesse seleto clube é apenas uma questão de tempo.

A pérola inglesa de 18 anos se tornou a nova sensação do futebol europeu ao mostrar que é uma máquina de criar gols, uma máquina que tem sido mais eficiente até que Lionel Messi, Neymar, Cristiano Ronaldo e Antoine Griezmann.

Em 15 jogos oficiais nesta temporada, o camisa 7 do Borussia Dortmund já marcou cinco gols e deu oito assistências. Como começou vários jogos no banco e só ficou em campo por 687 minutos, isso significa que criou uma jogada que terminou com bola na rede a cada 52,8 minutos de futebol.

A marca é melhor que às dos mais conhecidos e importantes homens de frente do futebol mundial.

O argentino Lionel Messi, do Barcelona, que já foi eleito o melhor jogador do planeta em cinco oportunidades, tem um gol ou uma assistência a cada 53,4 minutos nesta temporada. E Cristiano Ronaldo, da Juventus, outro pentacampeão do prêmio da Fifa, uma jogada decisiva a cada 85,3 minutos.

Dos principais atacantes do planeta, o único que supera o jovem inglês nesta temporada é a sensação francesa Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, que tem uma participação em gol a cada 51,1 minutos.

É graças principalmente ao poder de decisão de Sancho que o Dortmund tem mostrado força para voltar a brigar por títulos e campanhas expressivas no futebol europeu.

Os aurinegros estão à frente do Bayern de Munique e lideram o Campeonato Alemão nesta temporada. Além disso, são os donos da melhor campanha da Champions, com 100% de aproveitamento nos três primeiros jogos, oito gols marcados e nenhum sofrido.

Na competição europeia, Sancho deu um passe para gol na vitória por 3 a 0 sobre o Monaco e balançou as redes uma vez na goleada por 4 a 0 aplica sobre o Atlético de Madri. Nesta terça-feira, no reencontro com os espanhóis, pode selar sua classificação antecipada para as oitavas de final.

O jovem meia-atacante é tratado como uma das maiores pérolas do futebol inglês para um futuro não tão distante assim. Revelado nas categorias de base do Manchester City, recusou um pedido feito pelo técnico Pep Guardiola e rumou à Alemanha no ano passado por julgar que lá teria mais oportunidades de jogar entre os profissionais.

Quinze meses depois, a arriscada opção já se mostrou certeira. Sancho já é titular absoluto do Dortmund, estreou em outubro pela seleção inglesa principal e acabou de renovar seu contrato pelo triplo do salário que recebia até então.

O motivo do aumento é o interesse cada vez maior de clubes importantes no futebol do garoto. Segundo o "Guardian", da Inglaterra, Manchester United, Arsenal, Liverpool, Chelsea e Tottenham sonhar em repatriar o jogador.

Enquanto isso não acontece, Sancho continua criando gols… e em um ritmo superior ao de Messi, Neymar, Cristiano Ronaldo e Griezmann.

MINUTOS NECESSÁRIOS PARA CRIAR UM GOL (2018/19):

Kylian Mbappé (FRA/Paris Saint-Germain): 51,1 minutos
Jadon Sancho (ING/Borussia Dortmund): 52,8
Lionel Messi (ARG/Barcelona): 53,4
Neymar (BRA/Paris Saint-Germain): 64,8
Cristiano Ronaldo (POR/Juventus): 85,3
Antoine Griezmann (FRA/Atlético de Madri): 156


Mais de Cidadãos do Mundo

Não é só no Brasil: 5 técnicos com emprego ameaçado na Europa
Como futebol dos EUA estica estrelato de jogadores em fim de carreira
8 jogadores de futebol que morreram dentro de campo (ou quase)
Amigo de Luis Enrique, "Smurf" faz nanico sonhar como nunca na Espanha

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.