Topo

Rafael Reis

Não é só no Brasil: 5 técnicos com emprego ameaçado na Europa

Rafael Reis

04/11/2018 04h00

Enquanto os clubes brasileiros demitem um técnico atrás do outro, os times europeus são um mar de estabilidade e costumam manter seus treinadores por anos a fio mesmo em situações delicadas, com derrotas se acumulando e crises de relacionamento entre jogadores e comissão técnica.

A afirmação acima, comum em botecos, mesas redondas e redes sociais por aqui, está bem distante da realidade. O Velho Continente também demite os comandantes das equipes que não estão rendendo. E isso acontece em uma velocidade cada vez maior.

A maior prova disso é o que aconteceu com Julen Lopetegui, demitido pelo Real Madrid no começo da semana passada depois de apenas 14 jogos à frente do time. Monaco e Sporting são outros clubes conhecidos que também já trocaram de técnico nesta temporada.

E a lista dos demitidos do futebol tem tudo para crescer nas próximas semanas. Apresentamos abaixo cinco treinadores de times importantes do cenário internacional que já estão com seus empregos por um fio.

JOSÉ MOURINHO
Português
55 anos
Manchester United (ING)

Nem mesmo o título da Liga Europa conquistado na temporada passada deu segurança ao trabalho do "Special One". A torcida do clube mais vitorioso da Inglaterra não aceita ver seu time longe da disputa pelo troféu da Premier League e tem cobrado Mourinho. Nesta temporada, o United está distante da briga por vaga na Liga dos Campeões e já teve alguns resultados desastrosos, como a derrota em casa para a Juventus (Champions) e o 3 a 0 aplicado pelo Tottenham (Campeonato Inglês).

NIKO KOVAC
Croata
47 anos
Bayern de Munique (ALE)

Campeão da Copa da Alemanha pelo modesto Eintracht Frankfurt na última temporada, o ex-meia croata tem sofrido na primeira prova de fogo de sua carreira como treinador. Kovac tem um início de trabalho bem tumultuado em Munique e chegou a emendar quatro jogos sem vencer entre o fim de setembro e o começo de agosto. Sua situação chegou a ficar tão crítica que a diretoria do Bayern teve de convocar uma entrevista coletiva para assegurar a continuidade do técnico. Os resultados de Kovac melhoraram nas últimas semanas. Mas qualquer novo tropeço pode devolvê-lo ao cenário de desconfiança.

RAFA BENÍTEZ
Espanhol
58 anos
Newcastle (ING)

Ex-Liverpool, Inter de Milão, Chelsea, Napoli e Real Madrid, o experiente técnico espanhol comanda uma das decepções do futebol inglês nesta temporada. Apesar de ter uma torcida numerosa e um orçamento avantajado no Newcastle, não tem conseguido fazer o time deslanchar e nem afastá-lo da luta contra o rebaixamento. A sequência de resultados negativos ameaça a continuidade de Benítez no clube onde trabalha há dois anos e meio. E seu contrato, que vai até junho de 2019, pode ter o final antecipado.

MARCELINO TORAL
Espanhol
53 anos
Valencia (ESP)

Depois de levar o Valencia à quarta colocação do último Campeonato Espanhol e colocar novamente o time na Liga dos Campeões, Marcelino Toral tem visto seu trabalho desandar nesta temporada. O clube só venceu dois dos primeiros 15 jogos que disputou em 2018/19 e ainda não conseguiu sequer um triunfo na Champions (empatou contra o modesto Young Boys, da Suíça, adversário mais fraco da chave). "Um trabalho não pode ruir por causa de dois meses", disse Marcelino, na semana passada, sobre o risco de demissão.

DOMENICO TEDESCO
Italiano
33 anos
Schalke 04 (ALE)

Assim como aconteceu com o Valencia, surpreendeu na temporada passada ao terminar o Campeonato Alemão na segunda colocação e agora paga o preço de ter uma expectativa mais alta. O jovem treinador do Schalke 04 ainda não emplacou depois das férias de meio de ano. O clube perdeu os primeiros cinco jogos que disputou nesta edição da Bundesliga e, pelo menos por enquanto, tem a luta contra o rebaixamento como realidade. Uma situação que causa ameaças ao futuro de Tedesco.


Mais de Cidadãos do Mundo

Como futebol dos EUA estica estrelato de jogadores em fim de carreira
8 jogadores de futebol que morreram dentro de campo (ou quase)
Amigo de Luis Enrique, "Smurf" faz nanico sonhar como nunca na Espanha
Por que a Chuteira de Ouro está sendo dominada por desconhecidos?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.