Topo

Rafael Reis

8 jogadores de futebol que morreram dentro de campo (ou quase)

Rafael Reis

02/11/2018 04h00

Futebol é um lugar de alegria, aquele espaço onde as pessoas vibram com um gol, choram por um título conquistado e extravasam algumas de suas melhores emoções. Bem, seria bom se realmente fosse sempre assim.

Mas nem tudo são flores no esporte mais popular do planeta. De vez em quando, alguma tragédia muda o estado de espírito da modalidade. Então, a alegria dá lugar à tristeza, os torcedores ficam em um silêncio doloroso e as lágrimas que surgem são de desespero.

No Dia de Finados, relembramos oito jogadores profissionais de futebol que perderam a vida dentro de campo (ou quase).

SERGINHO
Zagueiro
Brasileiro
30 anos
São Caetano (BRA)
27/10/2004

A cena mais triste da história do Campeonato Brasileiro completou 14 anos na semana passada. Durante uma partida contra o São Paulo, o zagueiro que era um dos símbolos da ascensão do São Caetano e havia sido campeão paulista meses antes sofreu um ataque cardíaco em campo e desmaiou no gramado. Serginho ainda foi levado ao hospital com vida, mas morreu pouco depois. Em exames anteriores, o defensor já havia descoberto que tinha uma arritmia no coração. Mesmo, optou por continuar a carreira… infelizmente, por pouco tempo.

MARC-VIVIEN FOÉ
Volante
Camaronês
28 anos
Manchester City (ING)
26/06/2003

As competições da Fifa também já tiveram suas tragédias. Na semifinal da Copa das Confederações-2003, contra a Colômbia, o volante camaronês teve um mal súbito em campo e desabou no círculo central. A autópsia de Foé detectou que ele morreu devido a uma cardiomiopatia hipertrófica, um problema hereditário que aumenta os riscos de um ataque cardíaco durante a prática esportiva. Apesar da morte do jogador, Camarões ainda venceu a semifinal, mas acabou derrotada pela França na decisão. No pódio, todos os atletas da seleção africana vestiram a camisa 17 do ex-companheiro.

DANI JARQUE
Zagueiro
Espanhol
26 anos
Espanyol (BAR)
08/08/2009

Ao marcar o gol que deu o título da Copa do Mundo-2010 para a Espanha, Andrés Iniesta mostrou uma camisa com uma mensagem de homenagem a Jarque. Seu amigo nas seleções de base, o zagueiro do Espanyol morreu um ano antes, durante a pré-temporada do clube catalão na Itália. Jarque teve um ataque cardíaco na concentração, enquanto conversava por telefone com sua namorada, grávida de sete meses. O jogador foi encontrado desacordado pelo seu companheiro de quarto depois que sua ausência foi notada em uma refeição feita pelo elenco do Espanyol.

MIKLOS FEHÉR
Atacante
Húngaro
24 anos
Benfica (POR)
25/01/2004

Uma das maiores promessas do futebol húngaro no início do século, o atacante estava em sua segunda temporada pelo Benfica quando sofreu uma parada cardíaca em campo em jogo válido pelo Campeonato Português. Féher passou mal logo depois de receber um cartão amarelo e foi socorrido pelos médicos de sua equipe e também do Vitória de Guimarães, adversário naquele dia. Em homenagem ao jogador, o Benfica decidiu aposentar a camisa 29.

DAVIDE ASTORI
Zagueiro
Italiano
31 anos
Fiorentina (ITA)
04/03/2018

Capitão da Fiorentina e com passagem pela seleção italiana, sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto dormia na concentração para a partida contra a Udinese. O jogo, assim como toda a rodada daquele fim de semana do Campeonato Italiano, foi adiado. Além disso, Fiorentina e Cagliari, clube onde Astori atuou durante a maior parte da carreira, decidiram não voltar a usar a camisa 13, número que o defensor costumava vestir.

ANTONIO PUERTA
Meia
Espanhol
22 anos
Sevilla (ESP)
28/08/2007

O meio-campista era um dos destaques do Sevilla que havia conquistado o bicampeonato da Copa da Uefa (atual Liga Europa) em 2006 e 2007. Além disso, estava na mira de grandes clubes europeus, como Arsenal, Manchester United e Real Madrid. Mas Puerta não teve tempo de provar todo seu potencial. Durante a partida contra o Getafe, pela primeira rodada do Campeonato Espanhol, sofreu uma parada cardíaca em campo. O jogador ainda se levantou e dirigiu-se ao vestiário andando. Lá, teve outros ataques que prejudicaram bastante sua condição. Três dias depois da partida, morreu em decorrência de falta de nutrientes e oxigenação no cérebro.

PIERMARIO MOROSINI
Meia
Italiano
25 anos
Livorno (ITA)
14/04/2012

Jogador das seleções de base da Itália, o meio-campista sofria de uma deformação genética que alterou o funcionamento do seu coração e teve uma parada cardíaca durante a partida contra Pescara, pela Série B do Calcio. Um desfibrilador chegou a ser usado em Morosini ainda no gramado, mas ele morreu no caminho para o hospital. A morte do meia provocou o adiamento de toda uma rodada do futebol italiano.

PATRICK EKENG-EKENG
Volante
Camaronês
26 anos
Dínamo Bucareste (ROM)
06/05/2016

O camaronês era reserva do Dínamo Bucareste no jogo contra o Vitorul Constanta, pelo Campeonato Romeno. Pouco depois de sair do banco para marcar um dos gols da partida, Ekeng-Ekeng desmaiou em campo. Duas horas depois, já no hospital, os médicos anunciaram sua morte por parada cardiorrespiratória. Uma investigação posterior descobriu que a ambulância que transportou o volante sofria com falta de equipamentos e tinha medicamentos vencidos.


Mais de Cidadãos do Mundo

Amigo de Luis Enrique, "Smurf" faz nanico sonhar como nunca na Espanha
Por que a Chuteira de Ouro está sendo dominada por desconhecidos?
Saiba qual é o time de coração dos principais presidentes do planeta
Cláusula de contrato do Barça pode dar Messi de graça ao Newell's em 2020

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.