Topo

Rafael Reis

Amigo de Luis Enrique, "Smurf" faz nanico sonhar como nunca na Espanha

Rafael Reis

31/10/2018 04h20

Em toda a história da primeira divisão espanhola, o Alavés nunca foi além da sexta colocação conquistada na temporada 1999/2000. É por isso que, após toda vitória da equipe, o técnico Abelardo Fernández faz questão de conter a euforia e repetir o mantra: "Já conseguimos metade do nosso objetivo, evitar o rebaixamento".

Mas está cada dia mais difícil convencer o torcedor de Vitoria-Gasteiz, cidade de cerca de 250 mil habitantes e capital do País Basco, a pensar pequeno.

Com mais de um quarto do Campeonato Espanhol já disputado, o Alavés ocupa a vice-liderança da competição. Tem 20 pontos, só um a menos que o Barcelona. E já derrotou Real Madrid, Villarreal e Espanyol (também de campanha surpreendente) pelo caminho.

Ex-zagueiro do Barcelona e integrante da seleção espanhola nas Copas do Mundo de 1994 e 1998, Aberlardo é o principal responsável pelo feito histórico.

Contratado em dezembro, o treinador de 48 anos pegou o Alavés na penúltima colocação da liga e correndo sério risco de rebaixamento. No final da temporada, o clube já ocupava o 14º lugar. E, agora, está no alto da tabela.

Em 39 jogos à frente do time da camisa azul e branca, Abelardo soma 21 vitórias, quatro empates e 14 derrotas. O aproveitamento de 57,3% dos pontos disputados é digno de um time que conquista classificação para competições europeias na Espanha.

O comandante do Alavés é um dos melhores amigos de Luis Enrique, ex-treinador do Barcelona e atualmente à frente da seleção. Os dois se conhecem desde os seis anos, começaram juntos no Sporting Gijón e se reencontraram no Barça e com a camisa da "Fúria".

Abelardo é chamado por seus amigos de infância de "Pitu", abreviação de "Pitufos", nome em espanhol do desenho animado "Smurfs". O apelido vem de sua baixa estatura e do tamanho avantajado da cabeça quando criança.

O treinador costuma conversar com Luis Enrique pelo menos uma vez por semana. O assunto das conversas neste momento não tem como ser outro: o sucesso do Alavés nesta edição do Campeonato Espanhol.

Esse é o sexto trabalho do ex-zagueiro como treinador, que foi companheiro de Romário, Ronaldo e Rivaldo no Barça na década de 1990, como treinador. Sua única passagem anterior pela primeira divisão havia sido com o Sporting Gijón, time que dirigiu entre 2014 e 2017.

No Alavés, Abelardo tem usado na maioria das partidas um esquema um tanto quanto fora de moda no futebol contemporâneo: o 4-4-2 em linhas. Mas a tática tem dado resultado. Os destaques da equipe são o atacante argentino Jonathan Calleri, ex-São Paulo, autor de três gols em sete partidas, e o meia esquerda Jony, que já distribuiu cinco assistências.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por que a Chuteira de Ouro está sendo dominada por desconhecidos?
Saiba qual é o time de coração dos principais presidentes do planeta
Cláusula de contrato do Barça pode dar Messi de graça ao Newell's em 2020
Argentina deixa Brasil para trás e lidera artilharia da Champions

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.