Topo

Rafael Reis

Por que a Chuteira de Ouro está sendo dominada por desconhecidos?

Rafael Reis

30/10/2018 04h20

A Chuteira de Ouro, prêmio concedido ao maior goleador dos campeonatos nacionais da Europa na temporada, continua nas mãos dos nanicos.

O brasileiro Liliu, que iniciou a carreira no interior paulista e hoje defende o Nömme Kalju, da Estônia, mantém a liderança, com 30 pontos. E seus principais oponentes no ranking são, assim como ele, praticamente desconhecidos no cenário internacional.

Os setes primeiros colocados na corrida para a Chuteira de Ouro jogam em ligas pouco expressivas. Além de Liliu, há mais dois jogadores que atuam na Estônia (Zakaria Beglarishvili e Roman Debelk) e atletas que defendem times de Irlanda (Patrick Hoban), Suécia (Paulinho e Linus Hallenius) e Finlândia (Klauss).

Só então aparece o primeiro jogador que atua em um país de futebol mais expressivo, o francês Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, que ocupa a oitava posição, com 20 pontos.

Além do jovem campeão mundial, o top 10 do prêmio conta com apenas mais um jogador de um campeonato grande: o polonês Krzysztof Piatek, do Genoa, décimo, com 18 pontos. Neymar é o 21º colocado (16). Cristiano Ronaldo e Lionel Messi dividem o 37º lugar (14).

A vantagem dos nanicos neste início de temporada pode ser explicada pela diferença no calendário dos países. Os primeiros colocados da artilharia europeia jogam em ligas que começaram no primeiro semestre, e não apenas depois da Copa do Mundo.

O Campeonato Estoniano, por exemplo, já está em sua 34ª rodada, e cada time só jogará mais duas vezes antes de entrar de férias. Já as ligas mais importantes do continente estão completando agora a primeira dezena de partidas.

Com o tempo, a tendência é que os grandes artilheiros da Europa ultrapassem os jogadores menos conhecidos e assumam a dianteira do prêmio. Afinal, seus gols rendem até o dobro de pontuação–cada tento marcado em Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha e França vale dois pontos.

Ou seja, por mais que esteja na liderança, Liliu dificilmente conquistará a Chuteira de Ouro.

O Brasil não ganha o prêmio desde 2001/02, quando Jardel (Sporting) foi o goleador máximo da temporada. O ex-centroavante de Palmeiras e Grêmio também levantou a taça em 1998/19. Além dele, apenas Ronaldo (1996/97) já colocou o país no lugar mais alto do pódio.

O vencedor da última edição da Chuteira de Ouro é Messi, recordista do prêmio, com cinco troféus (2010, 2012, 2013, 2017 e 2018). Na temporada passada, o craque do Barcelona marcou 34 gols no Espanhol e acumulou 68 pontos.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da disputa.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Liliu (BRA, Nömme Kalju) – 30 pontos (30 gols)
2º – Patrick Hoban (IRL, Dundalk) – 29 pontos (29 gols)
3º – Paulinho (BRA, BK Häcken) – 28,5 pontos (19 gols)
4º – Zakaria Beglarishvili (GEO, Flora Tallinn) – 267 pontos (27 gols)
5º – Roman Debelko (UCR, Levadia) – 25 pontos (25 gols)
6º – Linus Hallenius (SUE, Sundsvall) – 24 pontos (16 gols)
7º – Klauss (BRA, HJK Helsinque) – 21 pontos (21 gols)
8º – Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain) – 20 pontos (10 gols)
9º – Tristan Koskor (EST, Jalgpallikool Tammeka) – 19 pontos (19 gols)
10º – Krzysztof Piatek (POL, Genoa) – 18 pontos (9 gols)
Liviu Antal (ROM, Zalgiris Vilnius) – 18 pontos (18 gols)
Henok Goitom (ERI, AIK Solna) – 18 pontos (12 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

Saiba qual é o time de coração dos principais presidentes do planeta
Cláusula de contrato do Barça pode dar Messi de graça ao Newell's em 2020
Argentina deixa Brasil para trás e lidera artilharia da Champions
Mbappé dispara e entra na briga por prêmio de goleador da Europa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.