Topo

Rafael Reis

Mbappé dispara e entra na briga por prêmio de goleador da Europa

Rafael Reis

23/10/2018 04h20

Com cinco gols nas duas últimas partidas do Paris Saint-Germain, o astro Kylian Mbappé se isolou na artilharia do Campeonato Francês e, de quebra, entrou na briga pela Chuteira de Ouro, prêmio entregue ao maior goleador das ligas nacionais da Europa na temporada.

O atacante, que marcou quatro vezes contra o Lyon e mais uma ante o Amiens, no último fim de semana, soma agora nove bolas nas redes da Ligue 1 e 18 pontos na classificação do prêmio continental.

Com isso, ocupa a oitava colocação na Chuteira de Ouro. Dentre os jogadores que disputam campeonatos de primeiro escalão (os que têm peso dois e consequentemente definem os jogadores que realmente acabam brigando pelo troféu), Mbappé não tem ninguém à frente dele.

O jovem de 19 anos e o polonês Krzysztof Piatek, do Genoa, que também tem 18 pontos e por enquanto é a principal ameaça à sua vitória, estão a 11 pontos da liderança do prêmio, atualmente ocupada pelo brasileiro Liliu, que atua no Nömme Kalju, da Estônia.

Na prática, isso significa uma diferença inferior a seis gols entre o primeiro colocado e o astro campeão mundial pela seleção francesa na Copa do Mundo-2018.

Além de Liliu, outros dois brasileiros aparecem no top 10 da Chuteira de Ouro. Paulinho, que defende o BK Häcken, da Suécia, é o segundo, com 28,5 pontos. Já Klauss, do HJK Helsinque, da Finlândia, ocupa a sétima posição, com 20 pontos.

O Brasil não ganha o prêmio desde 2001/02, quando Jardel (Sporting) foi o goleador máximo da temporada. O ex-centroavante de Palmeiras e Grêmio também levantou a taça em 1998/19. Além dele, apenas Ronaldo (1996/97) já colocou o país no lugar mais alto do pódio.

O vencedor da última edição da Chuteira de Ouro é o argentino Lionel Messi, recordista do prêmio, com cinco troféus (2010, 2012, 2013, 2017 e 2018). Na temporada passada, o craque do Barcelona marcou 34 gols no Espanhol e acumulou 68 pontos.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da disputa.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Liliu (BRA, Nömme Kalju) – 29 pontos (29 gols)
2º – Paulinho (BRA, BK Häcken) – 28,5 pontos (19 gols)
3º – Patrick Hoban (IRL, Dundalk) – 27 pontos (27 gols)
4º – Zakaria Beglarishvili (GEO, Flora Tallinn) – 26 pontos (26 gols)
5º – Roman Debelko (UCR, Levadia) – 25 pontos (25 gols)
6º – Linus Hallenius (SUE, Sundsvall) – 21 pontos (14 gols)
7º – Klauss (BRA, HJK Helsinque) – 20 pontos (20 gols)
8º – Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain) – 18 pontos (9 gols)
Krzysztof Piatek (POL, Genoa) – 18 pontos (9 gols)
Liviu Antal (ROM, Zalgiris Vilnius) – 18 pontos (18 gols)
Tristan Koskor (EST, Jalgpallikool Tammeka) – 18 pontos (18 gols)
Henok Goitom (ERI, AIK Solna) – 18 pontos (12 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

Mais que Brumar: 6 casais famosos do futebol que não tiveram "final feliz"
"Bip Bip": o trio de ataque que supera Neymar, Mbappé e Cavani na França
5 escândalos que arranharam a imagem de CR7 antes da acusação de estupro
Sem diálogo com a Fifa, engenheiro processa entidade por autoria do VAR

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.