Topo

Rafael Reis

Argentina deixa Brasil para trás e lidera artilharia da Champions

Rafael Reis

23/10/2018 04h00

A seleção argentina pode estar há 25 anos sem conquistar um título e passando por um turbilhão de crises já há um bom futebol. Mas isso não significa que o futebol da terra de Diego Maradona esteja em baixa.

Neste início de Liga dos Campeões da Europa, ninguém fez tantos gols quanto os argentinos.

Nas duas primeiras rodadas da fase de grupos da competição interclubes mais importante do planeta, os "hermanos" colocaram 15 bolas nas redes, mais do que os jogadores de qualquer outra nacionalidade.

A Argentina está no topo da artilharia da Champions, com Lionel Messi (Barcelona), que já fez cinco gols, e tem um dos três atletas que dividem a segunda colocação da briga pelo prêmio, Paulo Dybala (Juventus).

Ambos, aliás, já anotaram "hat-tricks" nesta edição do torneio europeu. O camisa 10 dos catalães fez 3 a 0 na estreia contra o PSV Eindhoven (vitória por 4 a 0). Já o da Juve fez todos os gols do 3 a 0 aplicado sobre o Young Boys na segunda rodada.

No total, sete jogadores argentinos diferentes (de sete clubes distintos) já deixaram sua marca na competição nesta temporada.

Após a Argentina, o segundo país mais artilheiro da Champions 2018/19 é a França. Os atuais campeões mundiais somam 12 gols nesta edição.

Na temporada passada, o Brasil foi a nação que mais balançou as redes na competição. Foram 54 gols da primeira rodada até a decisão. Neste ano, o país ocupa a terceira posição no ranking, com dez gols.

Neymar, principal nome do futebol pentacampeão mundial, divide a vice-artilharia do torneio com Dybala e com o bósnio Edin Dzeko, da Roma.

Curiosamente, a última vez que Brasil e Argentina fizeram o artilheiro da Champions foi na mesma temporada. Em 2014/15, Neymar e Messi empataram com o português Cristiano Ronaldo na primeira colocação. Cada um deles marcou dez gols.

A final desta edição está marcada para o dia 1º de junho de 2019 e será disputada no estádio Wanda Metropolitano, casa do Atlético de Madri. Seu arquirrival de cidade, o Real, é o atual tricampeão da competição.

GOLS ARGENTINOS NA CHAMPIONS: 15
Lionel Messi (Barcelona) – 5
Paulo Dybala (Juventus) – 3
Mauro Icardi (Inter de Milão) e Nicolás Tagliafico (Ajax) – 2
Ángel di María (PSG), Érik Lamela (Tottenham) e Sergio Agüero (Manchester City) – 1

GOLS BRASILEIROS NA CHAMPIONS: 10
Neymar (PSG) – 3
Júnior Moraes (Shakhtar Donetsk) – 2
Ismaily (Shakhtar Donetsk), Maycon (Shakhtar Donetsk), Philippe Coutinho (Barcelona), Otávio (Porto) e Roberto Firmino (Liverpool) – 1


Mais de Cidadãos do Mundo

Mais que Brumar: 6 casais famosos do futebol que não tiveram "final feliz"
"Bip Bip": o trio de ataque que supera Neymar, Mbappé e Cavani na França
5 escândalos que arranharam a imagem de CR7 antes da acusação de estupro
Sem diálogo com a Fifa, engenheiro processa entidade por autoria do VAR

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.