Topo

Rafael Reis

Por onde andam 7 ex-jogadores do Fluminense que estão no exterior?

Rafael Reis

11/10/2018 04h20

Como está a carreira daquele jogador que passou por seu time de coração e que hoje defende algum time no exterior, mas não aqueles que aparecem quase que semanalmente na TV brasileira, como Barcelona, Manchester City ou Chelsea?

É para responder a essa pergunta que o "Blog do Rafael Reis" publica desde o mês passado a seção "Por Onde Anda? – Times Brasileiros". Durante 12 semanas, vamos revelar os paradeiros de vários jogadores que estão nessa situação.

Hoje, mostramos os destinos de sete ex-jogadores do Fluminense. Na semana que vem, será a vez de fazermos a mesma coisa com atletas que atuaram no Vasco.

MARLON
Zagueiro
23 anos
Sassuolo (ITA)

Uma das principais revelações da base do Fluminense nos últimos anos, fez sucesso na seleção sub-20 e permaneceu como titular do clube durante duas temporadas. Em 2016, acabou negociado com o Barcelona e passou a defender a equipe B dos catalães. Sem espaço no time de cima, foi emprestado para o Nice e, no início desta temporada, negociado com o Sassuolo, onde tem sido titular absoluto.

OSVALDO
Atacante
31 anos
Buriram United (TAI)

Após jogar no Fluminense entre 2015 e 2017, Osvaldo voltou ao futebol nordestino no ano passado e defendeu Sport e Fortaleza. Em junho, aceitou um incomum convite para se transferir para a Tailândia. Na campanha que levou o Buriram United ao bicampeonato nacional, o jogador fez dupla de ataque com outro brasileiro, Diogo (ex-Palmeiras, Santos e Flamengo).

SAMUEL
Atacante
27 anos
Al-Nasr (EAU)

Integrante do elenco que ajudou o Flu a ser campeão brasileiro em 2012, passou os últimos quatro anos do seu contrato com o time carioca acumulando um empréstimo atrás do outro e chegou a jogar até nos Estados Unidos. Samuel está em sua terceira temporada nos Emirados Árabes. Depois de fazer sucesso pelo Hatta, assinou com um dos grandes do país, o Al-Nasr, três vezes campeão nacional.

BIRO BIRO
Meia-atacante
23 anos
Shanghai Shenxin (CHN)

Transformado em profissional pelo Fluminense, passou três anos no clube sem conseguir muito destaque. Em 2015, foi emprestado para a Ponte Preta e, aí sim, estourou. Seu sucesso em Campinas atraiu o interesse do futebol chinês. Biro-Biro mudou para o Oriente, mas foi defender uma equipe da segunda divisão. Apesar de manter uma média de mais de dez gols por ano, tem falhado na tentativa de colocar seu time na elite.

FERNANDO BOB
Volante
30 anos
Minnesota United (EUA)

Revelado na base do Fluminense, participou da campanha do título brasileiro de 2010 e foi emprestado para seis clubes diferentes durante sua passagem pelas Laranjeiras. Fernando Bob renasceu na Ponte Preta e de uma alavancada em sua carreira. Já trintão, migrou há pouco mais de um mês para os Estados Unidos e rapidamente virou titular do Minnesota United.

TARTÁ
Meia-atacante
29 anos
Foolad (IRA)

Habilidoso, surgiu como promessa de craque há mais de uma década, mas não conseguiu provar o potencial que parecia ter. Fez parte do elenco do Flu na conquista do Campeonato Brasileiro de 2010 e permaneceu vinculado ao clube até 2013. Depois de passar por Japão, Coreia do Sul e Tailândia, transferiu-se neste ano para um mercado praticamente inexplorado por jogadores brasileiros, o Irã.

THIAGO CARLETO
Lateral esquerdo
29 anos
Al-Ittihad (ARA)

O lateral famoso pelos chutes fortes de perna esquerda teve uma passagem de relativo sucesso pelo Flu em 2012 e foi campeão brasileiro pelo clube. Atualmente, está seu quarto ciclo no exterior. Depois de jogar na Espanha, em Portugal e no Paraguai, Carleto se transferiu no meio do ano para a Arábia Saudita para jogar ao lado de Romarinho e Jonas (ex-Flamengo) no Al-Ittihad.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

PSG transforma Marquinhos em volante e dá dor de cabeça para Tite
Por onde andam 7 ex-jogadores do Flamengo que estão no exterior?
Brasileiro mantém liderança da Chuteira de Ouro; Neymar entra no top 25
Por onde andam 7 ex-jogadores do Santos que estão no exterior?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.