Topo

Rafael Reis

Em jejum há 16 anos, Brasil emplaca dois no top 3 da Chuteira de Ouro

Rafael Reis

09/10/2018 04h20

Os atacantes brasileiros andam em alta no futebol europeu nesta temporada. Dois dos três primeiros colocados da Chuteira de Ouro, prêmio concedido ao maior artilheiro dos campeonatos nacionais do Velho Continente, nasceram no único país pentacampeão mundial.

Pela quarta semana consecutiva, quem lidera o ranking é Liliu. O centroavante, que iniciou a carreira no interior paulista e hoje defende o Nömme Kalju, da Estônia, marcou mais um no último fim de semana e agora soma 29 pontos (29 gols) em sua liga nacional.

A vantagem para o novo segundo colocado, o georgiano Zakaria Beglarishvili, que também atua no futebol estoniano, é de três pontos.

O outro brasileiro no pódio da Chuteira de Ouro aparece logo em seguida, na terceira posição. Paulinho, ex-Democrata, Bragantino e XV de Piracicaba, já marcou 17 vezes no Campeonato Sueco pelo BK Häcken e tem 25,5 pontos.

Os gols marcados na Suécia e na Estônia possuem pesos diferentes. A liga nórdica é considerada de médio escalão e dá 1,5 ponto por bola na rede, ao contrário do campeonato do país que fazia parte da antiga União Soviética, onde cada gol equivale a um ponto.

Há ainda as ligas de elite (Inglaterra, Alemanha, França, Espanha e Itália), onde cada gol marcado tem peso 2. Normalmente, é desses países que sai o vencedor do prêmio de artilheiro da Europa.

Além de Liliu e Paulinho, o Brasil ainda tem mais um representante no top 10 da Chuteira de Ouro: Klauss, do HJK Helsinque, da Finlândia, que está na sétima posição, com 19 pontos (19 gols).

Principal nome do futebol brasileiro na atualidade, Neymar é um dos artilheiros do Campeonato Francês. No entanto, os oito gols marcados pelo Paris Saint-Germain lhe rendem por enquanto apenas a 17ª posição, com 16 pontos.

O Brasil não ganha o prêmio desde 2001/02, quando Jardel (Sporting) foi o goleador máximo da temporada. O ex-centroavante de Palmeiras e Grêmio também levantou a taça em 1998/99. Além dele, apenas Ronaldo (1996/97) já colocou o país no lugar mais alto do pódio.

O vencedor da última edição da Chuteira de Ouro é o argentino Lionel Messi, recordista do prêmio, com cinco troféus (2010, 2012, 2013, 2017 e 2018). Na temporada passada, o craque do Barcelona marcou 34 gols no Espanhol e acumulou 68 pontos.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da disputa.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Liliu (BRA, Nömme Kalju) – 29 pontos (29 gols)
2º – Zakaria Beglarishvili (GEO, Flora Tallinn) – 26 pontos (26 gols)
3º – Paulinho (BRA, BK Häcken) – 25,5 pontos (17 gols)
4º – Roman Debelko (UCR, Levadia) – 25 pontos (25 gols)
Patrick Hoban (IRL, Dundalk) – 25 pontos (25 gols)
6º – Linus Hallenius (SUE, Sundsvall) – 21 pontos (14 gols)
7º – Klauss (BRA, HJK Helsinque) – 19 pontos (19 gols)
8º – Krzysztof Piatek (POL, Genoa) – 18 pontos (9 gols)
Liviu Antal (ROM, Zalgiris Vilnius) – 18 pontos (18 gols)
Tristan Koskor (EST, Jalgpallikool Tammeka) – 18 pontos (18 gols)
Henok Goitom (ERI, AIK Solna) – 18 pontos (12 gols)


Mais de Brasileiros pelo Mundo

PSG transforma Marquinhos em volante e dá dor de cabeça para Tite
Por onde andam 7 ex-jogadores do Flamengo que estão no exterior?
Brasileiro mantém liderança da Chuteira de Ouro; Neymar entra no top 25
Por onde andam 7 ex-jogadores do Santos que estão no exterior?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.