Topo

Rafael Reis

Que clube brasileiro revelou mais jogadores para a elite europeia?

Rafael Reis

29/09/2018 04h00

Ao assistir aos jogos dos principais campeonatos da Europa, o torcedor brasileiro certamente sente saudades de algumas das crias dos seus clubes que hoje desfilam nos gramados mais badalados do planeta.

O santista certamente sente falta dos dribles de Neymar. O palmeirense, do oportunismo de Gabriel Jesus. O são-paulino, da velocidade de Lucas Moura. O corintiano, da solidez defensiva de Marquinhos. E o gremista, da condução precisa do meio-campo feita por Arthur.

Mas, dentre todos os times do Brasil, qual será o que mais alimentou os elencos das equipes das cinco principais ligas nacionais europeias (Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e França) nesta temporada?

O "Blog do Rafael Reis" pesquisou a origem de todos os 110 representantes do futebol pentacampeão mundial inscritos nessas competições para encontrar a resposta para a pergunta.

Se considerarmos como atleta revelado por um clube aquele que se profissionalizou por lá ou que deixou aquele time direto para o exterior, então nenhum time brasileiro supera o Internacional no número de crias que hoje atuam no primeiro escalão europeu.

Nada menos que nove jogadores que começaram suas trajetórias no lado vermelho de Porto Alegre atualmente defendem ou têm como adversários semanalmente aqueles clubes que possuem as camisas mais pesadas do Velho Continente.

O Inter foi responsável pela formação do goleiro Alisson (Liverpool), titular da seleção brasileira, dos zagueiros Sidnei (Betis) e Juan Jesus (Roma), dos laterais William (Wolfsburg), Rogério (Sassuolo) e Lucas Lima (Nantes), além dos meias Sandro (Genoa), Fred (Manchester United) e Allan (Eintracht Frankfurt).

O segundo colocado no ranking é o São Paulo, que emplacou oito dos jogadores formados em Cotia na elite europeia, mesmo número da temporada passada, quando ocupava o primeiro lugar da lista.

O Santos, co-líder em 2017/18, divide agora o terceiro lugar com Fluminense e Grêmio. Cada um deles tem sete atletas espalhados pelas cinco ligas analisadas.

No total, 42 clubes diferentes do Brasil produziram os jogadores que hoje representam o país nos maiores campeonatos nacionais do planeta. Outros quatro atletas, como por exemplo o meia Andreas Pereira (Manchester United), não passaram por nenhum time nacional e fizeram toda a formação diretamente no exterior.

CLUBES QUE MAIS REVELARAM PARA A ELITE EUROPEIA:

1º – Internacional – 9 jogadores
2º – São Paulo – 8
3º –  Fluminense, Grêmio e Santos – 7
6º  –  Vasco – 5
7º  – Atlético-MG, Atlético-PR, Corinthians, Coritiba, Flamengo e Palmeiras – 4


Mais de Clubes

– Tríplice Coroa é comum na Europa, mas "missão quase impossível" no Brasil
– Elencos da Champions valem R$ 67 bilhões; conheça os 10 times mais caros
– Impulsionado por Copa em casa, "Mundo Árabe" gasta R$ 800 mi em reforços
– Contra vontade de torcida, clube de Israel vai contratar jogadores árabes

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.