Topo

Rafael Reis

7 estrangeiros famosos que hoje jogam em times de 2ª divisão

Rafael Reis

12/09/2018 04h00

Você consegue imaginar um grande jogador, daqueles acostumados com as camisas mais vitoriosas do futebol mundial e defendendo as seleções mais poderosas do planeta, atuando em times de segunda divisão?

Bem, isso é mais normal do que você pode imaginar. Os goleiros Marcos e Gianluigi Buffon são exemplo. Já eram campeões mundiais por Brasil e Itália, respectivamente, quando tiveram de encarar a Série B dos seus países por Palmeiras e Juventus. Mas a dupla não está sozinha. Apresentamos abaixo sete jogadores estrangeiros conhecidos que estão na disputa de Segundonas na atual temporada.

DIDIER DROGBA
Atacante
Marfinense
40 anos
Phoenix Rising (EUA)

Após um longo flerte com o Corinthians no começo do ano passado, o atacante marfinense, um dos maiores ídolos da história do Chelsea, decidiu comprar parte do Phoenix Rising, time que disputa a USL, uma espécie de segunda divisão do futebol profissional nos EUA. Em sua temporada de estreia pela franquia do Arizona, Drogba marcou dez vezes e parou na primeira rodada dos playoffs decisivos. O centroavante já anunciou que irá se aposentar em dezembro.

JONAS HECTOR
Lateral esquerdo
Alemão
28 anos
Colônia (ALE)

Titular da lateral esquerda da Alemanha durante boa parte do ciclo da Copa do Mundo da Rússia, recusou propostas de Bayern de Munique e Borussia Dortmund na última janela de transferências para tentar levar o Colônia de volta à primeira divisão germânica após o rebaixamento da temporada passada. Hector é praticamente uma cria do clube, já que chegou lá quando tinha 20 anos e tinha como experiência anterior apenas passagem por times semiprofissionais.

ANDREAS GRANQVIST
Zagueiro
Sueco
33 anos
Helsingborgs (SUE)

Capitão e um dos destaques da seleção sueca na última Copa do Mundo, decidiu mudar de vida e começar a colocar em prática seu "plano de aposentadoria" após a competição. Granqvist deixou o Krasnodar, da Rússia, para retornar ao Helsingborgs, time onde iniciou sua carreira como profissional. O problema é que a equipe sete vezes campeã nacional está na segundona desde o ano passado.

MILE JEDINAK
Meia
Australiano
34 anos
Aston Villa (ING)

O capitão da seleção australiana já viveu dias melhores na carreira e chegou a disputar a Premier League inglesa durante três temporadas pelo Crystal Palace. Em 2016, transferiu-se para o Aston Villa, clube tradicional, mas que atualmente está na segunda divisão da terra de Harry Kane e Dele Alli. O acesso quase veio na última temporada. O Villa foi até a decisão dos playoffs, mas acabou derrotado pelo Fulham no jogo que valia o passaporte para a elite.

WILFRIED BONY
Atacante
Marfinense
29 anos
Swansea City (ING)

O marfinense viveu o auge de sua carreira na temporada 2015/16, quando teve a chance de defender o poderoso Manchester City. Depois da chegada de Pep Guardiola à Inglaterra, perdeu espaço. Primeiro, foi emprestado ao Stoke City. Depois, negociado com o Swansea City. Na última temporada, acabou rebaixado com a equipe galesa. Na atual, ainda não jogou porque está se recuperando de uma cirurgia de joelho.

JOE ALLEN
Meia
Galês
28 anos
Stoke City (ING)

Um dos principais jogadores do País de Gales, defendeu a seleção britânica nos Jogos Olímpicos-2012 e atuou pelo Liverpool durante quatro temporadas. Em 2016, acabou vendido para o Stoke City. Após duas temporadas, a equipe foi rebaixada para a Championship. Apesar de ter um bom mercado na Inglaterra, Allen decidiu permanecer no clube para tentar devolvê-lo à primeira divisão.

STEWART DOWNING
Meia
Inglês
34 anos
Middlesbrough (ING)

Uma das grandes apostas do futebol inglês em meados da década passada, disputou a Copa do Mundo de 2006 quando tinha apenas 21 anos e chegou a defender o Liverpool. Mas Downing não conseguiu entregar tudo que se esperava dele. Em 2015, retornou ao Middlesbrough, clube onde iniciou a carreira e até chegou a devolvê-lo para a primeira divisão (2016/17) antes de cair novamente para a segundona.


Mais de Cidadãos do Mundo

Boliviano diz que inventou VAR, acusa Fifa de plágio e quer US$ 100 milhões
Falta de gols e até banco assustam indicados a prêmio de melhor do mundo
7 caras novas das convocações para a 1ª Data Fifa pós-Copa do Mundo
7 "medalhões" desempregados que ainda buscam clube para jogar

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.