Topo

Rafael Reis

Esquecido por Tite, Taison cresce após Copa e vira maior garçom da Ucrânia

Rafael Reis

09/09/2018 04h00

Reserva da seleção brasileira durante toda a Copa do Mundo e ignorado da primeira convocação de Tite depois da Rússia-2018, Taison virou o maior "garçom" do futebol ucraniano nesta temporada.

O atacante do Shakhtar Donetsk distribuiu cinco assistências nas sete primeiras rodadas do Campeonato Ucraniano, mais do que qualquer outro jogador inscrito na competição.

Foram dois passes para gol contra o Arsenal Kiev, outros dois ante o Olimpik Donetsk e mais um sobre o Vorskla.

Em apenas dois meses de campeonato, Taison já se aproximou do número de assistências distribuídas na temporada passada. Em 2017/18, ele deu sete passes para gol ao longo de 16 jogos, desempenho que lhe valeu uma vaga na seleção e a ida para a Copa.

A marca atual é bem melhor. Em média, o jogador de 30 anos tem presentado seus companheiros de time com 0,71 gol por partida. Na temporada passada, a média foi de 0,44 por jogo.

Na Ucrânia desde 2010, o brasileiro caminha a passos largos para quebrar seu recorde pessoal de assistências em uma única edição do campeonato nacional.

Nas suas duas primeiras temporadas por lá, quando ainda defendia o Metalist Kharkiv, Taison deu oito passes para gol na divisão de elite do país.

Além das cinco assistências que o colocam no topo do ranking neste fundamento, o atacante revelado nas categorias de base do Internacional também já marcou um gol nesta temporada, na vitória por 3 a 0 sobre o Arsenal Kiev.

Taison chegou ao Shakhtar em 2013 e, com a saída do croata Darijo Srna para o Cagliari na última janela de transferências, tornou-se o capitão da equipe nesta temporada.

O brasileiro acumula quatro títulos do Campeonato Ucraniano e mais de 200 partidas com a camisa laranja e negra de um dos clubes mais poderosos do Leste Europeu.

O atacante estreou pela seleção principal há dois anos, logo no início da era Tite. Apesar das críticas nas redes sociais e de muitos jornalistas, foi figura frequente nas convocações do treinador até a Copa. Durante o Mundial da Rússia, não saiu do banco.

Apesar do bom momento vivido no Shakhtar, melhor do que o vivido antes do Mundial, Taison ficou de fora da convocação para os amistosos contra os EUA, na última sexta-feira, e El Salvador, na próxima terça.

O atacante perdeu sua vaga para Éverton, revelação do Grêmio no Campeonato Brasileiro, que fez sua estreia pela seleção na vitória por 2 a 0 sobre os norte-americanos.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Seleção brasileira de naturalizados vale R$ 1,3 bilhão; conheça o time
Por onde andam 7 ex-jogadores do Palmeiras que estão no exterior?
Em 10 anos, Brasil só emplaca 3 técnicos no 1º escalão da Europa
7 brasileiros que podem aparecer em seleções gringas em novo ciclo

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.