Topo

Rafael Reis

Seleção de brasileiros naturalizados vale R$ 1,3 bilhão; conheça o time

Rafael Reis

08/09/2018 04h00

A seleção brasileira deixou de aproveitar 307 milhões de euros (mais de R$ 1,3 bilhão) em jogadores de futebol.

É essa a soma dos valores de mercado, segundo o site "Transfermarkt", especializado na cobertura do Mercado da Bola, de uma equipe formada apenas por atletas que poderiam vestir a camisa amarelinha, mas que optaram por jogar por outros países.

São jogadores que nasceram na terra de Pelé, Garrincha, Romário e Ronaldo ou que são filhos de brasileiros, só que por questões afetivas ou profissionais decidiram que construiriam suas trajetórias em outras seleções.

Dois deles até chegaram a defender o Brasil. O atacante Diego Costa, do Atlético de Madri, disputou dois amistosos em 2013, contra Itália e Rússia, antes de aceitar o chamado da Espanha e participar das duas últimas Copas do Mundo.

Já o lateral direito Mário Fernandes, atualmente no CSKA Moscou, recusou uma convocação feita por Mano Menezes em 2011 e jogou uma partida contra o Japão, três anos depois. No Mundial deste ano, foi um dos destaques da Rússia, país pelo lhe concedeu cidadania.

Enquanto Diego Costa e Mário Fernandes escolheram já adultos qual seleção iriam defender, outros brasileiros naturalizados abraçaram uma nação ainda nas categorias de base e não vestiram mais outra camisa.

Foi o que aconteceu com o meia Thiago Alcántara, do Bayern de Munique. O filho do ex-volante Mazinho cresceu na Espanha, começou a defender a seleção local no sub-16 e, mesmo com convite para jogar pelo Brasil, não voltou atrás na decisão.

Os atacantes Rodrigo (Valencia), amigo de infância de Thiago e seu parceiro na seleção espanhola, e Rony Lopes (Monaco), de Portugal, além do volante Jorginho (Chelsea), da Itália, trilharam trajetórias parecidas.

Já o goleiro Guilherme (Lokomotiv Moscou), o zagueiro Pepe (Besiktas), o lateral esquerdo Emerson Palmieri (Chelsea) e o meia Marlos (Shakhtar Donetsk) escolheram uma seleção estrangeira já na vida adulta.

Por fim, o zagueiro Léo Lacroix, do Hamburgo, é filho de mãe brasileira e praticamente não morou por aqui. Ele nasceu na Suíça e se integrou naturalmente à seleção de sua terra natal.

SELEÇÃO DOS BRASILEIROS NATURALIZADOS MAIS VALIOSOS:

G – Guilherme (RUS) – 3,5 milhões de euros
LD – Mário Fernandes (RUS) – 20 milhões de euros
Z – Pepe (POR) – 2 milhões de euros
Z – Léo Lacroix (SUI) – 2,5 milhões de euros
LE – Emerson Palmieri (ITA) – 20 milhões de euros
V – Jorginho (ITA) – 50 milhões de euros
M – Thiago Alcántara (ESP) – 60 milhões de euros
M – Marlos (UCR) – 11 milhões de euros
A – Rony Lopes (POR) – 28 milhões de euros
A – Diego Costa (ESP) – 60 milhões de euros
A – Rodrigo (ESP) – 50 milhões de euros


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Por onde andam 7 ex-jogadores do Palmeiras que estão no exterior?
Em 10 anos, Brasil só emplaca 3 técnicos no 1º escalão da Europa
7 brasileiros que podem aparecer em seleções gringas em novo ciclo
Em nova temporada pelo PSG, Neymar finaliza, dribla e passa menos

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.