Topo

Rafael Reis

Argentina promove maior "reformulação" pós-Copa; Brasil fica acima da média

Rafael Reis

05/09/2018 04h00

Eliminada pela Bélgica nas quartas de final da Copa do Mundo, a seleção brasileira promoveu uma verdadeira revolução na sua primeira convocação depois da Rússia-2018, para os amistosos contra Estados Unidos, nesta sexta-feira, e El Salvador, no dia 11.

A equipe pentacampeã mundial é uma das que mais modificou seu grupo de jogadores para a Data Fifa de abertura do ciclo do Qatar-2022.

Em relação ao time que Tite levou ao último Mundial, são 12 novidades: os goleiros Hugo e Neto, os zagueiros Dedé e Felipe, os laterais Fabinho, Alex Sandro e Éder Militão, os meias Arthur, Lucas Paquetá e Andreas Pereira, além dos atacantes Éverton e Richarlison.

Das outras 30 seleções que foram à Copa passada (com exceção da Dinamarca, que vive uma crise entre a federação e seus principais jogadores), somente sete promoveram reformulações mais expressivas que a brasileira.

A maior transformação em relação ao elenco da Rússia-2018 é a da Argentina. Em crise técnica e ainda sem um treinador definitivo, a equipe que está sendo comandada interinamente por Lionel Scaloni convocou 21 jogadores que não foram ao Mundial para os amistosos contra Guatemala e Colômbia.

Peças importantes da equipe, como Lionel Messi, Sergio Agüero, Ángel di María e Marcos Rojo, foram deixadas de fora. Algumas delas, no entanto, ainda devem fazer parte do novo ciclo de trabalho.

Assim como a Argentina, outros seis países promoveram reformulações maiores que a brasileira para a primeira Data Fifa pós-Copa: Japão, México, Egito, Colômbia, Austrália e Polônia.

Do outro lado da tabela está o Uruguai, que decidiu levar apenas 20 jogadores para o amistoso contra o México. Desses, 19 participaram da Copa. A única novidade é o meia Gastón Pereiro, do PSV Eindhoven (HOL).

Atual campeã mundial, a França é outra seleção que não vê necessidade de mudanças imediatas. A lista para os jogos contra Alemanha e Holanda, pela Liga das Nações, só não é exatamente a mesma da conquista do bi na Rússia-2018 porque os goleiros Hugo Lloris e Steve Mandanda estão machucados.

As contusões permitiram as convocações de Benoit Costil, do Bordeaux, e de Benjamin Lecomte, do Montpellier.

O calendário internacional para este ano prevê ainda mais duas janelas para jogos de seleções, as chamadas Datas Fifa: uma para meados de outubro e outra para novembro.


Mais de Seleções:

– Conheça a seleção que não faz gol há 6 anos e perdeu os últimos 14 jogos
– Cidade italiana de 47 mil habitantes recebe troféu da Copa para reparos
– Que seleções trocaram e quais mantiveram o técnico depois da Copa?
– Com zagueiro de R$ 226 mi, França já inicia busca por 1º título pós-Copa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.