Topo

Rafael Reis

7 brasileiros para acompanhar de perto na nova temporada europeia

Rafael Reis

12/08/2018 04h00

Para quem já estava com saudades do futebol jogado no mais alto nível, a temporada 2018/19 das principais ligas nacionais do futebol europeu tem início neste fim de semana, com o pontapé inicial do Campeonato Inglês e do Campeonato Francês.

E junto com eles, começa também a trajetória de afirmação da nova geração do futebol brasileiro em alguns dos clubes mais poderosos e admirados do planeta.

Apresentamos abaixo sete jovens brasileiros que merecem ser acompanhados de perto pelo torcedor durante a nova temporada. Afinal, eles têm tudo para encabeçar a seleção depois da queda no novo ciclo para a Copa do Mundo-2022.

VINICIUS JR.
Atacante
18 anos
Real Madrid (ESP)

O jovem revelado nas categorias de base do Flamengo é um dos destaques da pré-temporada do Real Madrid. É claro que Vinicius Júnior deve começar sua trajetória no banco do tricampeão europeu. Mas, com a saída de Cristiano Ronaldo e a falta de uma reposição de peso para o astro português, Vinicius Júnior deve conquistar um número elevado de minutos em campo.

ARTHUR
Meia
21 anos
Barcelona (ESP)

Revelação do Grêmio na conquista da Libertadores do ano passado, o meio-campista vem ganhando elogios da imprensa catalã por ter um estilo de jogo que se assemelha ao de Xavi, cérebro da equipe na "era Guardiola". Se não fosse a contratação do chileno Arturo Vidal, o brasileiro teria totais condições de ser titular já nesta temporada. De qualquer forma, será um reserva importante para o técnico Ernesto Valverde.

RICHARLISON
Atacante
21 anos
Everton (ING)

Um dos destaques do Watford na última temporada, ganhou a chance de subir mais um degrau no competitivo futebol inglês ao acertar sua transferência para o Everton, um dos times que melhor contrataram nesta janela. Fazer sucesso no clube de Liverpool pode não apenas alavancar um pouco mais a carreira de Richarlison, como também levá-lo para a seleção. Logo na estreia, ele já marcou os dois gols no empate contra o Wolverhampton por 2 a 2.

ÉDER MILITÃO
Lateral direito
20 anos
Porto (POR)

Revelação em uma posição que sofre com carência de novos nomes, a cria do São Paulo tem futebol para, a médio prazo, vislumbrar uma longa carreira na seleção. Mas, para isso, terá primeiro de vencer a disputa com outro brasileiro, João Pedro (ex-Palmeiras), pela titularidade da lateral direita do Porto.

FRED
Meia
25 anos
Manchester United (ING)

Reserva da seleção na Copa do Mundo, o ex-jogador do Internacional terá a maior chance de sua carreira nesta temporada. Depois de cinco anos no Shakhtar Donetsk e um confuso caso de doping, o brasileiro assinou com o Manchester United para ser companheiro de meio-campo de Paul Pogba. Jogador de elevada qualidade técnica e bom potencial físico, Fred tem tudo para brilhar na Premier League.

MALCOM
Atacante
21 anos
Barcelona (ESP)

Assim como Fred, deu um grande salto na carreira ao trocar o Bordeaux pelo Barcelona. No gigante catalão, Malcom deve disputar uma vaga no time titular com o francês Ousmane Dembélé. Mesmo que perca a disputa, o brasileiro será o primeiro reserva da linha ofensiva do Barça. Ou seja, terá bastante tempo em campo para mostrar que merece também uma chance na seleção.

PAULINHO
Atacante
18 anos
Bayer Leverkusen (ALE)

Parceiro de Vinicius Júnior nas seleções de base, o ex-Vasco não foi direto do Brasil para um dos grandes clubes da Europa. Paulinho irá debutar na Europa com a camisa do Bayer Leverkusen, time que é conhecido pelo talento no desenvolvimento de jovens jogadores. Uma oportunidade e tanto para o atacante se desenvolver no Velho Continente antes de alçar voos mais altos.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Na Champions, Tchê Tchê realiza sonho e tenta segurar frio na barriga
– Brasil perde hegemonia e se distancia de briga por artilharia na China
– Do outro lado do mundo: 7 brasileiros que brilham no futebol asiático
– G. Jesus é o único brasileiro em seleção dos sub-23 mais valiosos do mundo

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.