Topo

Rafael Reis

Valdivia supera passado de lesões e vira "inquebrável" em rival corintiano

Rafael Reis

08/08/2018 04h00

O torcedor do Palmeiras que se acostumou a ter Jorge Valdivia por meses a fio no departamento médico pode tomar um susto quando vir seu ex-jogador em campo contra o Corinthians, nesta quarta-feira, no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores.

Mas, desde que retornou ao Colo-Colo, no meio do ano passado, o meia chileno deixou para trás seu longo histórico de problemas físicos e se transformou em uma espécie de "homem de ferro".

O camisa 10 participou de quase 80% dos jogos oficiais da equipe de Santiago nos últimos 12 meses. E, das nove partidas que ficou fora, apenas quatro foram por questões médicas.

Valdivia sofreu somente uma lesão desde que trocou o Al-Wahda, dos Emirados Árabes, pelo clube onde iniciou sua trajetória como profissional. Ele ficou fora de ação entre maio e julho devido a uma contratura muscular.

O meia voltou aos gramados há duas semanas. Na vitória por 2 a 0 sobre o Curicó, no dia 29 de julho, atuou por 32 minutos. Já na derrota por 1 a 0 ante o Deportes Temuco, no último fim de semana, começou como titular, mas foi substituído no segundo tempo.

Bem fisicamente, o jogador de 34 anos vive grande fase no Campeonato Chileno. No ano passado, sagrou-se campeão nacional pelo Colo-Colo e acabou eleito o craque da competição pela revista "El Gráfico".

Na atual temporada, já distribuiu sete assistências e ajudou seu time a alcançar a fase final da Libertadores pela primeira vez nos últimos dez anos.

A situação vivida por Valdivia no Colo-Colo é bem diferente da que marcou sua trajetória no Palmeiras. O jogador teve duas passagens pelo clube alviverde: entre 2006 e 2008 e de 2010 a 2015. Na segunda, não chegou a participar nem de 50% das partidas da equipe.

Apesar das várias contusões, o camisa 10 foi Ídolo do Palmeiras e conquistou três títulos: o Paulista de 2008, a Copa do Brasil de 2012 e a Série B do Campeonato Brasileiro de 2013.

Na semana do confronto de ida contra o Corinthians, o chileno fez questão de postar em suas redes sociais uma foto vestindo a camisa do seu antigo time e arquirrival do adversário da Libertadores.

Além de Valdivia, o Colo-Colo conta com mais um jogador que defendeu o Palmeiras, o atacante paraguaio Lucas Barrios, campeão da Copa do Brasil-2015 e do Brasileiro-2016 pelo time alviverde.


Mais de Cidadãos do Mundo

Veja 7 jovens que se destacaram na pré-temporada de grandes clubes europeus
7 destaques da Copa que podem mudar de time nesta janela de transferências
Além de Alisson: 7 jogadores que mudaram de clube após a Copa-2018
Sem folga! Jogadores da Copa já vão a campo por seus clubes

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.