Topo

Rafael Reis

Na Champions, Tchê Tchê realiza sonho e tenta segurar frio na barriga

Rafael Reis

07/08/2018 04h00

Dois meses após deixar o Palmeiras para defender o Dínamo de Kiev, o meia Tchê Tchê vai realizar nesta terça-feira um dos seus maiores sonhos como profissional: disputar pela primeira vez uma partida da Liga dos Campeões da Europa.

É óbvio que o confronto contra o Slavia Praga, na República Tcheca, válido pela ida da terceira rodada preliminar do torneio continental, não tem o mesmo glamour de um encontro com Barcelona, Real Madrid ou Juventus. Mas, mesmo assim, vale muito.

Quem vencer o mata-mata, estará a apenas dois jogos de conseguir a classificação para a fase de grupos da Champions e, aí sim, poder medir forças com os melhores jogadores de futebol do planeta.

"[Jogar a Liga dos Campeões] é o grande sonho de qualquer jogador e comigo não é diferente. Sempre tem aquele frio na barriga, né? Mas, depois que chega mais perto do jogo, a gente tem que manter a concentração e buscar a vitória", afirmou Tchê Tchê.

O meia, que cresceu assistindo aos jogos do Barcelona de Ronaldinho na Champions [vencedor da temporada 2005/06], tem também um objetivo extra no torneio interclubes mais rico do mundo.

"Seria muito especial poder marcar um gol nessa competição. Mas o objetivo é atuar bem, ajudar a equipe e conquistar coisas importantes."

O Dínamo de Kiev, que ainda conta com mais dois brasileiros no elenco (o lateral esquerdo Sidcley e o meia-atacante Vitor Bueno), tem como melhor campanha na Champions a semifinal de 1998/99, quando era liderado em campo por Andriy Shevchenko,

Na temporada passada, o clube ucraniano caiu ante o Young Boys, da Suíça, ainda nas etapas preliminares, e não chegou à fase de grupos.

Contratado por 4,8 milhões de euros (R$ 20,6 milhões), Tchê Tchê já disputou três jogos oficiais pelo Dínamo de Kiev e tem até o momento 100% de aproveitamento. Foram duas vitórias sobre o Shakhtar Donetsk e uma contra o Lviv, todas por 1 a 0.

"Tenho me esforçado para aprender ao menos o básico nesse início em questão de comunicação, pois acho que é o que mais dificulta. No mais, tenho me virado bem e conseguido uma boa adaptação. Minha família já está aqui comigo e isso ajuda muito também."


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Brasil perde hegemonia e se distancia de briga por artilharia na China
– Do outro lado do mundo: 7 brasileiros que brilham no futebol asiático
– G. Jesus é o único brasileiro em seleção dos sub-23 mais valiosos do mundo
– Mercado da Bola movimenta R$ 12 bi; veja os 10 brasileiros mais caros

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.