Topo

Rafael Reis

Veja 7 jovens que se destacaram na pré-temporada de grandes clubes europeus

Rafael Reis

06/08/2018 04h00

Os amistosos de pré-temporada, normalmente realizados pelos clubes europeus durante o mês de julho e no início de agosto, servem para que os técnicos testem novas formações táticas, imprimam sua cara à equipe, melhorem o entrosamento entre os jogadores e avaliem os reforços recém-contratados.

A pré-temporada tem também uma outra função: dar espaço para que jovens recém-promovidos das categorias de base ou contratados de mercados menos importantes atuem na equipe principal e convençam seus treinadores de que merecem continuar no elenco para a disputa da temporada regular.

Alguns desses garotos se dão tão bem neste período que acabam ficando conhecidos dos torcedores, são mantidos no elenco e eventualmente até conseguem um lugarzinho no time titular.

Apresentamos abaixo sete jogadores que viraram destaques da atual pré-temporada de alguns dos clubes mais importantes do planeta.

ARTHUR
Meia
21 anos
Brasil
Barcelona (ESP)

Campeão e revelação da Libertadores do ano passado pelo Grêmio, o jovem meia brasileiro chegou ao Barcelona nesta janela de transferências e caiu imediatamente nas graças da imprensa catalã. Com estilo de jogo semelhante ao de Xavi, maestro do time durante a "era Guardiola", Arthur foi a melhor novidade da equipe nesta pré-temporada e até marcou um gol logo na estreia (empate por 2 a 2 com o Tottenham). A contratação do chileno Arturo Vidal torna difícil sua titularidade já neste ano, mas Arthur deve receber do técnico Ernesto Valverde muitos minutos em campo.

ANDREA FAVILLI
Atacante
21 anos
Itália
Juventus (ITA)

Com a ausência de Cristiano Ronaldo, o grande nome da Juventus na pré-temporada nos EUA foi um jovem atacante revelado no clube, mas que teve de ser recomprado do Ascoli na atual janela de transferências. O investimento de 7,5 milhões de euros (R$ 32 milhões) em Andrea Favilli parece ter valido a pena. O centroavante, que costuma ser comparado a Christian Vieri pelo porte físico avantajado, marcou três dos quatro gols da Juve na excursão aos EUA e pode ter embolado os planos do clube para seu futuro –antes de brilhar na pré-temporada, ele já tinha um acordo de empréstimo encaminhado com o Genoa.

VINÍCIUS JR.
Atacante
18 anos
Brasil
Real Madrid (ESP)

Reforço mais caro do Real Madrid para a pré-temporada, o adolescente de 45 milhões de euros (R$ 193 milhões) começou a mostrar nos amistosos nos EUA que pode sim ser um jogador útil para o atual tricampeão europeu já no presente. Vinícius Júnior estreou na derrota por 2 a 1 para o Manchester United e foi aplaudido quando foi substituído. Já na vitória por 3 a 1 sobre a Juventus, deu um passe para gol e ganhou elogios dos jornais esportivos da Espanha.

CALLUM HUDSON-ODOI
Meia-atacante
17 anos
Inglaterra
Chelsea (ING)

Integrante da geração de ouro da base inglesa que conquistou tudo nos últimos tempos, o meia-atacante de origem ganesa fez parte do time campeão mundial sub-17 no ano passado e tem tudo para ser uma das revelações desta temporada na Europa. Hudson-Odoi encantou tanto o técnico Maurizio Sarri nos amistosos preparatórios que foi promovido definitivamente ao time adulto e ganhou a promessa de que não será emprestado a nenhum time menor durante os próximos meses. Não será surpresa nenhuma se logo o meia-atacante já tiver um lugar cativo entre os titulares do Chelsea.

ANDREAS PEREIRA
Meia
22 anos
Brasil
Manchester United (ING)

O belga naturalizado brasileiro é um veterano de campanhas de destaque na pré-temporada, mas ainda não conseguiu convencer o Manchester United a mantê-lo como integrante do seu elenco. Andreas Pereira foi emprestado ao Granada em 2016 e ao Valencia no ano passado. Desta vez, teve uma conversa séria com o técnico José Mourinho, pediu para permanecer no clube inglês e até começou a jogar mais recuado para aumentar suas chances de não ser cedido a outro time mais uma vez.

CHRISTOPHER NKUNKU
Meia
20 anos
França
Paris Saint-Germain (FRA)

Uma espécie de "última opção" do elenco do Paris Saint-Germain na temporada passada, o garoto subiu alguns degraus importantes com a chegada do técnico Thomas Tuchel. Nkunku foi figura essencial nos amistosos preparatórios do PSG neste verão europeu, começou como titular na primeira partida oficial da temporada e até marcou um gol no 4 a 0 sobre o Monaco, sábado, que deu ao clube da capital o título da Supercopa da França.

EMILE ROWE-SMITH
Meia-atacante
18 anos
Inglaterra
Arsenal (ING)

A melhor novidade do Arsenal na pré-temporada não foi nenhum dos reforços contratados pelo clube, mas sim um garoto que já recusou convites de Tottenham e Barcelona para continuar no clube londrino. Assim como Hudson-Odoi, Rowe-Smith também fez parte do elenco inglês campeão mundial sub-17 no ano passado e tem agora sua primeira oportunidade real de decolar como profissional. O meia-atacante que costuma atuar pela faixa esquerda do campo fez um gol e deu uma assistência na pré-temporada do Arsenal, credenciando-se a um lugar no elenco principal.


Mais de Cidadãos do Mundo

7 destaques da Copa que podem mudar de time nesta janela de transferências
Além de Alisson: 7 jogadores que mudaram de clube após a Copa-2018
Sem folga! Jogadores da Copa já vão a campo por seus clubes
Os 7 trintões mais caros da história do futebol mundial

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.