Topo

Rafael Reis

Brasil perde hegemonia e se distancia de briga por artilharia na China

Rafael Reis

03/08/2018 04h00

Elkeson foi o artilheiro do Campeonato Chinês em 2013 e 2014. Aloísio, aquele atacante conhecido como "Boi Bandido" nos tempos de São Paulo, ganhou o prêmio em 2015. E, no ano seguinte, foi a vez de Ricardo Goulart gravar seu nome no topo da tabela dos goleadores.

Mas os tempos em que o Brasil reinava soberano na artilharia da liga nacional mais rica e badalada da Ásia ficaram para trás.

Apesar de contar com vários atacantes com passagem pela seleção, como Alexandre Pato (Tianjin Quanjian), Diego Tardelli (Shandong Luneng), Hulk (Shanghai SIPG), Alex Teixeira (Jiangsu Suning) e Ricardo Goulart (Ghanghzou Evergrande), o futebol pentacampeão mundial está longe da briga pelo posto de maior homem-gol da China nesta temporada.

Pela primeira vez nos últimos oito anos, nenhum brasileiro aparece entre os quatro maiores goleadores da competição oriental.

Na atual temporada, o israelense Eran Zahavi (Guangzhou R&F) e o local Lei Wu (Guangzhou Evergrande) dividem a artilharia da primeira divisão chinesa. Cada um deles já marcou 12 vezes.

Depois, aparecem o congolês Cédric Bakambu, companheiro de Renato Augusto no Beijing Guoan, com 11 gols, e o ganense Frank Acheampong, do Tianjin Teda, que meteu dez bolas nas redes.

O brasileiro mais bem posicionado no ranking de artilheiros desta temporada ocupa apenas a quinta colocação. Tardelli, que joga pelo Luneng desde 2015, acumula nove gols em 13 partidas.

Além do ex-jogador do Atlético-MG, outros dois brasileiros aparecem no top 10 da lista. Pato é o sétimo, com oito tentos. Goleador em 2016 e vice no ano passado, Goulart ocupa a nona posição, com sete.

Apesar de ter perdido espaço na briga pela artilharia, o Brasil ainda é a nação que mais cede jogadores estrangeiros para a elite chinesa. Em 2018, são 23 atletas do país disputando a primeira divisão – a Argentina, segunda colocada, tem apenas quatro representantes.

O Guangzhou Evergrande, de Paulinho, Talisca, Goulart e Alan, é o atual heptacampeão nacional. Mas, nesta temporada, quem lidera a competição é o Beijing Guoan, do meia Renato Augusto, que soma 32 pontos depois de 15 rodadas.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Do outro lado do mundo: 7 brasileiros que brilham no futebol asiático
– G. Jesus é o único brasileiro em seleção dos sub-23 mais valiosos do mundo
– Mercado da Bola movimenta R$ 12 bi; veja os 10 brasileiros mais caros
– Amizade da base do Flamengo chega à Copa via seleção espanhola

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.