Topo

Rafael Reis

França larga como favorita para Copa-2022 e deve ter 3 novos titulares

Rafael Reis

17/07/2018 04h00

Campeã da Copa do Mundo pela segunda vez em sua história, a França já larga como principal favorita na disputa do título da próxima edição do torneio mais importante do futebol no planeta.

A quatro anos do pontapé inicial para o Qatar-2022, a equipe do técnico Didier Deschamps é a que parece mais pronta e com maior quantidade de talento à disposição para daqui quatro anos.

A base do time deve ser mantida no novo ciclo. Afinal, apenas cinco dos 23 jogadores campeões mundiais na Rússia já estão na casa dos 30 anos.

E só três dos escalados para iniciar a decisão contra a Croácia, no domingo, têm idade mais elevada e chances menores de permanecer como titulares até a próxima edição do Mundial: o goleiro Hugo Lloris, o meia Blaise Matuidi e o atacante Olivier Giroud, todos de 31 anos.

Só que todos eles já têm uma linha de sucessão razoavelmente montada, que não deve deixar a França desfalcada em um futuro próximo.

No meio-campo, a opção número um para substituir Matudi é Corentin Tolisso, do Bayern de Munique, que também fez parte do elenco campeão mundial e inclusive começou a Copa como titular.

Outro nome que vem despontado bem no futebol francês é pode conquistar essa vaguinha é Houssem Aouar. O meia de 20 anos e origem argelina virou titular do Lyon na última temporada e já entrou na lista de compras do Barcelona e do Liverpool.

O ataque deve ter mudanças no posicionamento das peças. Sem um jogador mais jovem de características semelhantes às de Giroud, a tendência é que Griezmann ou Mbappé passem a ocupar a faixa central da linha de frente.

Com isso, uma vaga pelos lados do deve ser abrir. O favorito para ocupá-la é Ousmane Dembélé, outro que começou a Copa como titular. Nabil Fekir, do Lyon, e Thomas Lemar, recém-transferido para o Atlético de Madri, também são cartas na manga para o setor.

Por fim, o gol. Quem larga na frente pela futura camisa 1 francesa é Alphonse Aréola, banco na Rússia-2018 e titular do Paris Saint-Germain na última temporada. O problema é que ele precisa deixar a capital francesa se quiser jogar depois da contratação de Gianluigi Buffon.

A maior ameaça a Aréola é o garoto Alban Lafont. Tratado como um fenômeno da posição, ele estreou como titular do Toulouse com 16 anos e 10 meses. Menos de três anos depois, acabou de ser negociado com a Fiorentina.

Por fim, há ainda a chance nada desprezível de Lloris, capitão na conquista do bicampeonato mundial, permanecer na meta francesa por mais quatro anos e disputar a Copa do Qatar, a quarta de sua careira, com 35 anos de idade. Em sua posição, isso não chega a ser um problema.

De qualquer forma, qualquer mudança mais drástica no elenco da campeã do Mundial da Rússia só deve acontecer depois da Eurocopa-2020. Até lá, a equipe deve ser muito parecida com a que vimos triunfar ao longo do último mês.

Possível França para 2022: Aréola (Lafont); Pavard, Varane, Umtiti e Lucas Hernández; Kanté, Pogba e Tolisso (Aouar); Dembélé, Mbappé e Griezmann


Mais de Opinião

– Pela 3ª Copa consecutiva, título vai para a melhor seleção do planeta
– Mbappé, Hazard, Kane: Alguém pode tirar prêmio de melhor do mundo de CR7?
– Por que Neymar desperta tanta antipatia?
– Quem vai ganhar a Copa? Sinceramente, não tenho a menor ideia

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.