Topo

Rafael Reis

Sem folga! Jogadores da Copa já vão a campo por seus clubes

Rafael Reis

13/07/2018 04h00

Há 15 dias, o goleiro Jo Hyen-woo parou o ataque da seleção alemã, ajudou a Coreia do Sul a conquistar uma vitória histórica na Copa do Mundo e, de quebra, fez com que atual campeã encarasse o vexame de ser eliminada ainda na fase de grupos da competição.

No último domingo, o arqueiro de 26 anos já estava em campo novamente… mas a pelo menos 5.500 km de distância de qualquer cidade-sede da Rússia-2018.

Jo não teve férias. Assim que terminou a participação de sua seleção na Copa, ele já teve de se reapresentar ao Daegu FC, clube que defende desde 2013. E, no fim de semana, foi a campo no empate por 2 a 2 com o FC Seoul.

A partida, que marcou o retorno do Campeonato Sul-Coreano após paralisação de 40 dias para o Mundial, teve a presença de mais um jogador que foi à Rússia: o ala esquerdo Go Yo-han.

Mas não são só os atletas da equipe asiática que não tiveram descanso e precisaram emendar a Copa com as ligas nacionais que disputam.

Ao contrário dos principais campeonatos do planeta, a MLS (Major League Soccer), o primeiro escalão do futebol nos Estados Unidos, não parou durante o Mundial. E seus jogadores que participaram do torneio voltaram à rotina normal assim que suas seleções foram eliminadas.

O meia Rodney Wallace, ex-Sport, já participou de duas partidas do New York City desde que a Costa Rica se despediu da Copa, ainda na primeira fase.

Os irmãos Jonathan e Giovani dos Santos também já voltaram aos gramados pelo Los Angeles Galaxy, apesar de a seleção mexicana, que eles defendem, ter ido até as oitavas de final do Mundial – foi eliminada pelo Brasil no dia 2 de julho.

No Brasil, a situação não é tão diferente assim. Apesar de o Brasileiro só voltar na próxima quarta-feira, três dias após a final entre França e Croácia, o goleiro Cássio já participou do amistoso do Corinthians contra o Cruzeiro, na última quarta.

O zagueiro Geromel (Grêmio) e o lateral direito Fagner (Corinthians), os outros integrantes da seleção brasileira que atuam no país, também retornam aos treinos nesta semana e devem ir a campo na primeira rodada pós-Copa do campeonato nacional.

Descanso maior mesmo, só quem deve ganhar são os jogadores que atuam nas principais ligas de futebol do planeta, como Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França.

Times como Liverpool e Barcelona já iniciaram os treinos de pré-temporada, mas ainda sem a presença dos atletas que participaram do Mundial. No caso do Barça, o próprio clube informou que "nos próximos dias, os atletas que disputaram a Copa do Mundo da Fifa 2018 com as suas respectivas seleções se reapresentarão de forma gradativa até completar o elenco."

Jogadores que foram longe na competição, como os finalistas Samuel Umtiti (França) e Ivan Rakitic (Croácia), só devem se juntar ao grupo do técnico Ernesto Valverde no fim do mês.


Mais de Cidadãos do Mundo

Os 7 trintões mais caros da história do futebol mundial
Hugo Lloris, o paredão francês, nasceu rico e queria jogar tênis
Só Neymar movimentou mais dinheiro que CR7 em transferências na história
Por onde andam os jogadores da Croácia que foi 3ª colocada na Copa-1998?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.