Topo

Rafael Reis

Meia da Polônia viu pai matar sua mãe a facadas e venceu trauma de infância

Rafael Reis

24/06/2018 04h00

"Essa lembrança vai me acompanhar pelo resto da vida. Daria tudo o que tenho em troca da minha mãe estar viva. Aquilo deu um giro de 180 graus na minha vida. Foi como se uma rocha tivesse caído na minha cabeça e uma semana depois eu acordasse, tivesse que recomeçar e reagir como se nada tivesse acontecido."

Foi assim que o meio-campista Jakub Blaszcykowski, o mais experiente dos jogadores da seleção polonesa na Copa do Mundo, contou em sua autobiografia "Kuba" o episódio mais dramático de sua infância: o dia em que viu seu pai assassinar a facadas sua mãe.

O atual camisa 16 da Polônia, que enfrenta neste domingo a Colômbia em busca da primeira vitória na Rússia-2018, tinha apenas 11 anos quando essa tragédia aconteceu.

Ele e seu irmão Dawid estavam em casa e assistiram de perto a mais uma das inúmeras brigas conjugais entre seu pai, que era alcóolatra, e sua mãe. Mas aquela foi diferente: Zygmunt Blaszcykowski matou a facadas a esposa, que morreu nos braços de Kuba, apelido pelo qual o jogador é conhecido.

O pai do hoje astro polonês foi condenado a 15 anos de prisão e deixou a cadeia em 2011. No ano seguinte, morreu em decorrência a problemas de saúde ligados ao consumo excessivo de álcool.

Mesmo sem jamais ter voltado a falar com seu progenitor, Kuba fez questão de acompanhar o enterro. "Só é possível seguir em frente quando aceitamos a situação. Passei anos com o coração cheio de ódio. Aconteceu, foi algo que fez parte de mim".

A volta por cima do garoto que viu a mãe ser assassinada pelo pai se deu por duas paixões: a religião e o futebol.

A primeira foi herdada de sua avó, que criou os irmãos e lhe passou o costume de frequentar as missas. Hoje, Kuba é uma espécie de embaixador da Igreja Católica na Polônia.

Já a obsessão pela bola veio do seu tio Jerzy Brzeczek, meio-campista da seleção polonesa na década de 1990. Foi o sucesso do familiar nos gramados que incentivou o garoto a levar a sério o esporte.

E Kuba foi ainda mais longe que Brzeczek. O meia conquistou dois títulos alemães e foi finalista da Liga dos Campeões da Europa pelo Borussia Dortmund, defendeu a tradicional Fiorentina e hoje atua no Wolfsburg.

Aos 32 anos, já disputou 100 partidas com a camisa da Polônia e está a apenas dois jogos de se tornar o atleta que mais vezes defendeu a seleção –o recorde pertence ao ex-zagueiro Michal Zewlakow.

O menino que viu a mãe morrer nos seus braços quando criança é hoje um homem que parece ter superado os seus traumas.

Kuba foi longe e agora quer fazer a Polônia também chegar longe no Mundial da Rússia.


Mais de Cidadãos do Mundo

Esperança alemã, Reus perdeu 45% dos jogos nos últimos 4 anos por lesão
Guerra e refugiados transformam Suíça x Sérvia em "panela de pressão"
Destaque da Croácia já disputou Circuito Mundial de vôlei de praia
Como capitão da seleção virou símbolo de luta feminista no Irã

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.