Topo

Rafael Reis

Destaque da Croácia já disputou Circuito Mundial de vôlei de praia

Rafael Reis

21/06/2018 04h00

Ivan Perisic é um dos jogadores mais importantes da seleção da Croácia. Meia-atacante da Inter de Milão, ele já esteve na mira do Manchester United e marcou 18 gols em 68 partidas, incluindo a vitória por 3 a 0 desta quinta-feira sobre a Argentina, pela segunda rodada do grupo D da Copa do Mundo.

Mas o futebol não é a única paixão esportiva do atleta de 29 anos e 1,86 m. O camisa 4 croata é louco por vôlei de praia. Tão louco que resolveu participar de uma competição profissional nas areias.

E não pense que foi um torneiozinho qualquer. Perisic pensou grande e disputou logo uma etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia do ano passado.

O meia-atacante aproveitou as férias do verão europeu de 2017 para se inscrever na etapa de Porec (Croácia) do circuito.

Perisic atuou ao lado de Niksa Dell'Orco, esse sim um especialista em vôlei de praia. A dupla só pode participar da competição porque recebeu um convite dos organizadores.

A ideia do jogador da Inter de Milão era usar a fama conquistadas nos gramados para promover a etapa croata do Circuito Mundial e, consequentemente, aumentar a arrecadação da federação local da modalidade.

"[A federação] meu deu permissão para jogar um único torneio de vôlei de praia do mais alto nível. Meu único desejo é me manter no torneio pelo maior tempo possível", afirmou, antes da disputa.

Mas o desejo de Perisic não foi atendido. A dupla croata perdeu os três jogos que disputou (para os brasileiros Álvaro Filho/Saymon e para os norte-americanos Brunner/Patterson e Taylor Crabb/Gibb). E todas as derrotas foram por 2 sets a 0.

Para a sorte da Croácia, Perisic é melhor com os pés do que com as mãos. E costuma render bem mais nos gramados do que nas quadras de areia.

O jogador integra a seleção desde 2011, participou do último Mundial, é titular absoluto da faixa esquerda do meio-campo do time dirigido por Zlatko Dalic e marcou dois gols nas eliminatórias para a Rússia-2018.

A Croácia lidera o Grupo D com 6 pontos e já está classificada para as oitavas de final. A Islândia é a segunda, com 1 ponto, mesma pontuação da Argentina, em terceiro. A Nigéria é a lanterna sem ponto.


Mais de Cidadãos do Mundo

Como capitão da seleção virou símbolo de luta feminista no Irã
Cinco gols em um só jogo: conheça o último russo artilheiro de Copa
Por que aposta da Inglaterra rejeita sobrenome de realeza africana?
Só craques: 7 jogadores da Copa que atuam em times da 2ª divisão

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.