Topo

Rafael Reis

Só craques? 7 jogadores da Copa que atuam em times de 2ª divisão

Rafael Reis

17/06/2018 04h00

Principal competição de futebol do planeta, a Copa é o espaço onde a elite da modalidade se reúne para disputar o cobiçado posto de melhor seleção do mundo.

Mas, dentre os 736 jogadores que estão na Rússia-2018, nem todos fazem realmente parte do primeiro escalão do futebol mundial. Há aqueles que atuam em ligas de pouca expressão, como a finlandesa, a romena ou a paraguaia. E também os que até jogam em países importantes, mas não na primeira divisão.

Apresentamos abaixo sete jogadores da Copa que disputaram torneios de segunda divisão na última temporada. A maior parte deles joga na Inglaterra, que possui a Série B mais qualificada do planeta.

TIM CAHILL
Atacante
38 anos
Millwall (ING)
Austrália

Lenda do futebol australiano, o atacante que joga sua quarta edição de Copa do Mundo já está longe do primeiro escalão da bola há algum tempo. Depois de aventurar nos EUA, na China e de jogar durante um ano e meio na liga australiana, Cahill retornou em janeiro para o Milwall, clube da segunda divisão inglesa onde estreou como profissional. A passagem, no entanto, só durou dez jogos.

HENRIK DALSGAARD
Lateral direito
28 anos
Brentford (ING)
Dinamarca

O titular da lateral direita da seleção dinamarquesa tem uma carreira bastante modesta. Ele passou os primeiros oito anos como profissional jogando na liga local, disputou uma temporada na Bélgica e, desde o ano passado, é atleta do Brentford, equipe que terminou a segunda divisão inglesa na nona colocação e nem participou dos playoffs de acesso à Premier League.

ALEKSANDAR MITROVIC
Atacante
23 anos
Fulham (ING)
Sérvia

O centroavante da última adversária do Brasil na fase de grupos da Copa é mais integrante da legião de jogadores da Rússia-2018 que participou da última edição da segundona da Inglaterra. Com 12 gols em 17 partidas, Mitrovic foi um dos destaques da campanha do acesso do Fulham e deve retornar para o Newcastle, dono dos seus direitos econômicos, depois do Mundial.

KAMIL GROSICKI
Meia-atacante
30 anos
Hull City (ING)
Polônia

Veterano das duas últimas Eurocopas, Grosicki deve começar a Copa como titular da faixa esquerda do meio-campo polonês apesar de não estar vivendo os melhores dias de sua carreira. Ex-Rennes, Grosicki foi o grande reforço do Hull City para a disputa da segunda divisão inglesa na última temporada. E, apesar de ter marcado nove gols e distribuído seis assistências, não conseguiu fazer sua equipe ir além da 18ª colocação.

AHMED ELMOHAMADY
Lateral direito
30 anos
Aston Villa (ING)
Egito

O lateral direito da seleção egípcia jogou durante vários anos na Premier League e até chegou a ter algumas temporadas de sucesso pelo Sunderland. No entanto, sua vida nos últimos meses foi tentar fazer com que o tradicional Aston Villa retornasse à elite inglesa. O objetivo ficou perto de ser atingido. O clube de Birmingham foi até a final dos playoffs do acesso, mas acabou derrotado pelo Fulham.

ROMAIN SAISS
Zagueiro
28 anos
Wolverhampton (ING)
Marrocos

O que não falta na Copa do Mundo são jogadores que disputaram a segunda divisão inglesa na última temporada. Mas, no caso do zagueiro titular da seleção marroquina, ir para a Premier League é apenas uma questão de tempo. Saiss foi peça importante na conquista do título da Championship pelo Wolverhampton e deve permanecer no clube para atuar na elite em 2018/19.

GENKI HARAGUCHI
Meia
27 anos
Fortuna Düsseldorf (ALE)
Japão

O meio-campista da seleção japonesa até começou a temporada atuando por um time da primeira divisão da Alemanha. Mas, sem muitas oportunidades no Hertha Berlim, acabou emprestado ao Fortuna Düsseldorf e foi importante na promoção do time para a Bundesliga. Haraguchi se deu tão bem que já foi contratado por uma nova equipe. Depois da Copa, ele se apresenta ao Hannover.


Mais de Cidadãos do Mundo

"Estrelas e estrelos": 7 casais de celebridades da Copa do Mundo
De Pelé a Marcelo (contra): quem marcou o 1º gol de cada Copa do Mundo?
Futuro do Futebol: 7 garotos que merecem sua atenção na Copa-2018
Copa em família: Conheça os parentes que vão jogar o Mundial da Rússia

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.