Topo

Rafael Reis

Sem contrato: 7 jogadores que vão ficar desempregados durante a Copa

Rafael Reis

06/06/2018 04h00

Em que clube você vai jogar na próxima temporada? Boa parte dos 736 jogadores que vão disputar a partir da semana que vem a Copa do Mundo-2018 não sabe responder com precisão essa pergunta.

A maioria tem noção de que o Mundial é uma janela de oportunidades, que pode render propostas vantajosas para trocar de casa depois da competição.

Mas há também os atletas que não sabem para onde vão depois da Copa porque estarão desempregados em julho. São vários os casos de convocados para a Rússia-2018 que têm contrato apenas até o fim deste mês e não têm ideia de qual será seu futuro profissional.

Apresentamos abaixo sete jogadores que ficarão sem contrato no meio do Mundial e podem sair da competição engrossando a lista dos desempregados.

MAROUANE FELLAINI
Meia
30 anos
Bélgica
Manchester United (ING)

Há cinco temporadas em Old Trafford, o cabeludo belga jamais caiu nas graças do torcedor do Manchester United. A situação, somada a diferenças salariais, fez Fellaini recusar diversas ofertas para renovar seu contrato, que termina no fim do mês. Se não acertar nos próximos dias com o Arsenal, clube favorito para contratá-lo, segundo a imprensa inglesa, o meio-campista deve entrar para a fila dos desempregados durante a Copa do Mundo.

KEISUKE HONDA
Meia
31 anos
Japão
Pachuca (MEX)

Talvez o jogador mais conhecido da seleção japonesa, o ex-Milan atuou no México na última temporada, mas não deve retornar para lá depois da Copa do Mundo. Honda já avisou a diretoria do Pachuca que não tem intenção de renovar seu contrato e buscará novos rumos após a Rússia-2018. De acordo com a imprensa mexicana, seu destino mais provável é a Austrália.

BRYAN RUIZ
Meia-atacante
32 anos
Costa Rica
Sporting (POR)

Capitão e principal jogador "de linha" da Costa Rica, rival do Brasil no Grupo E da Copa, o meia-atacante vem de temporadas apagadas pelo Sporting e está de saída do clube português. E um dos seus destinos possíveis é o Brasil. Santos e Atlético-MG já manifestaram interesse em sua contratação. Ruiz, no entanto, já admitiu que prefere permanecer na Europa e vem sendo citado em jornais turcos como possível reforço do Besiktas.

KI SUNG-YUENG
Meia
29 anos
Coreia do Sul
Swansea City (ING)

Jogador mais experiente da seleção sul-coreana, o veterano das Copas de 2010 e 2014 terá de encontrar um novo clube para defender durante sua terceira participação em Mundiais. Ki Sung-Yueng joga na Europa há oito temporadas e preferiu não renovar contrato com o Swansea City depois que a equipe foi rebaixada para a segunda divisão inglesa.

YURI ZHIRKOV
Meia-atacante
34 anos
Rússia
Zenit São Petesburgo (RUS)

Até alguns anos atrás, era um dos protagonistas do futebol russo e chegou até a defender o Chelsea. Já na reta final da carreira, passou parte da temporada no banco do Zenit, mesmo assim descolou uma vaguinha na convocação da seleção anfitriã. O contrato de Zhirkov em São Petesburgo termina no fim do mês, e seu futuro está indefinido.

ACHRAF HAKIMI
Lateral direito
19 anos
Marrocos
Real Madrid (ESP)

O jovem lateral direito da seleção marroquina até chegou a disputar algumas partidas como titular do Real Madrid na última temporada, mas viu seus minutos em campo diminuírem consideravelmente depois de janeiro. Apesar de ainda não ter completado nem 20 anos e de ter bastante potencial de evolução, Hakimi ainda não renovou contrato com o atual tricampeão europeu e ficará livre do atual vínculo em 30 de junho.

DIEGO REYES
Zagueiro
25 anos
México
Porto (POR)

Titular absoluto da seleção mexicana nos últimos anos, passou a maior parte da última temporada do seu contrato com o Porto no banco de reservas e não irá renovar seu vínculo. Segundo a imprensa portuguesa, Reyes interessa ao Benfica. No entanto, o zagueiro já descartou essa possível transferência devido à rivalidade existente entre os dois clubes. Ou seja, o defensor mexicano está disponível no Mercado da Bola.


Mais de Cidadãos do Mundo

5 sugestões de destaques da Libertadores-2018 para seu clube contratar
7 jogadores famosos que podem mudar de clube depois da Copa
Ano sabático ou seleção francesa: qual será o futuro de Zidane?
Como um jogador da 7ª divisão inglesa virou fenômeno do Tinder

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.