Topo

Rafael Reis

Próxima Champions começa no meio da Copa; conheça os clubes classificados

Rafael Reis

28/05/2018 04h00

A Liga dos Campeões da Europa terminou há apenas dois dias e consagrou pela 13ª vez o Real Madrid. Mas já está em contagem regressiva para começar novamente.

O pontapé inicial para a próxima edição do principal torneio interclubes do planeta está marcado para o dia 26 de junho e irá coincidir com a terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.

Mas os quatro clubes que irão a campo nessa fase preliminar da Champions certamente não terão nenhum jogador participando da Rússia-2018. Farão parte dessa etapa o Santa Coloma (Andorra), o Lincoln Red Imps (Gibraltar), o La Fiorita (San Marino) e o Drita (Kosovo).

Equipes mais conhecidas, com o Celtic (Escócia) e o Estrela Vermelha (Sérvia), que já se sagraram campeões europeus lá no passado, entram na competição a partir da primeira fase das eliminatórias, programada para começar em 10 de julho.

A partir daí, serão quatro rodadas de mata-mata para definir os seis últimos times que irão disputar a fase de grupos, aquela que só vai começar em meados de setembro.

Vinte e seis clubes já estão com o passaporte carimbado para a etapa principal da Champions. São quatro times de Espanha, Alemanha, Itália e Inglaterra, três da França, dois da Rússia e um de Portugal, Ucrânia, Bélgica, Turquia e República Tcheca.

Essa divisão de vagas, aliás, é a principal novidade do torneio para a próxima temporada.

Ao contrário do que acontecia até 2017/18, quando os países mais bem ranqueados no coeficiente da Uefa viam um dos seus quatro representantes terem de disputar um playoff para entrar na fase de grupos, agora todos eles entram direto na etapa principal do torneio.

Além disso, o número de países com direito a quatro vagas cresceu. Eram três na temporada passada. E, agora, são quatro.

Isso significa uma Champions mais elitista (e teoricamente com maior potencial de mercado), já que metade das 32 vagas na fase de grupos pertence de antemão às quatro ligas mais poderosas da Europa: inglesa, espanhola, italiana e alemã.

Conheça os times já garantidos na fase de grupos:

Atlético de Madri (ESP)
Barcelona (ESP)
Bayern de Munique (ALE)
Borussia Dortmund (ALE)
Brugge (BEL)
CSKA Moscou (RUS)
Inter de Milão (ITA)
Juventus (ITA)
Galatasaray (TUR)
Hoffenheim (ALE)
Liverpool (ING)
Lokomotiv Moscou (RUS)
Lyon (FRA)
Manchester City (ING)
Manchester United (ING)
Monaco (FRA)
Napoli (ITA)
Paris Saint-Germain (FRA)
Porto (POR)
Real Madrid (ESP)
Roma (ITA)
Schalke 04 (ALE)
Shakhtar Donetsk (UCR)
Tottenham (ING)
Valencia (ESP)
Viktoria Pilsen (TCH)


Mais de Clubes

– Final "mais louca" do século deu último título de Champions ao Liverpool
– Brasil pode ter a pior campanha da década na fase de grupos da Libertadores
– "Cinderela da Bola", rival do PSG em final tem teto salarial de 3 mil euros
– Vale nada? 5 motivos para acompanhar Barcelona x Real Madrid

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.