Topo

Rafael Reis

5 jogadores que deram errado na nova "era de ouro" do Real Madrid

Rafael Reis

24/05/2018 04h00

O Real Madrid vai a campo neste sábado, às 15h45 (de Brasília), contra o Liverpool, em Kiev (Ucrânia), em busca do seu quarto título nas últimas cinco edições da Liga dos Campeões da Europa.

Os principais responsáveis por essa "nova era de ouro" do clube espanhol todo mundo conhece bem: Cristiano Ronaldo, Sergio Ramos, Marcelo, Luka Modric, Toni Kroos, o técnico Zinédine Zidane…

Mas, apesar de estar vivendo sua fase de maior sucesso continental desde o começo da década de 1960, quando chegou a emendar cinco títulos europeus, o Real também teve alguns pequenos fiascos neste último quinquênio.

Apresentamos abaixo cinco jogadores dessa "era de ouro" que prometiam muito, mas acabaram naufragando no Santiago Bernabéu.

LUCAS SILVA
Volante
25 anos
Brasileiro
Defendeu o Real em 2015

Um dos destaques do Cruzeiro bicampeão brasileiro em 2013 e 2014, foi contratado pelo Real como aposta de jogador de grande futuro. No entanto, Lucas Silva disputou apenas nove partidas pelo clube antes de ser emprestado ao Olympique de Marselha, onde também não foi bem. Diagnosticado com um problema cardíaco em 2016, chegou a ficar afastado até dos treinos do time merengue. Após novos exames que não detectaram nada de errado com seu coração, o volante foi emprestado ao Cruzeiro no ano passado. Lucas Silva recuperou o bom futebol e vive grande momento em Minas Gerais.

FÁBIO COENTRÃO
Lateral esquerdo
30 anos
Português
Defendeu o Real entre 2011 e 2017

Em seus primeiros anos de Real Madrid, o lateral português até que foi bem e chegou a deixar Marcelo inúmeras vezes no banco de reservas –inclusive na decisão da Liga dos Campeões de 2014, contra o Atlético de Madri. O calvário de Coentrão começou no ano seguinte, quando começou a ser "esquecido" pelo comando técnico do clube. Sem espaço, o português foi emprestado ao Monaco em 2015/16 e para o Sporting na atual temporada. O jogador ainda tem mais um ano de contrato, mas é pouco provável que volte a ser utilizado por Zinédine Zidane.

JESÉ
Atacante
25 anos
Espanhol
Defendeu o Real entre 2013 e 2016

Cria das categorias de base do Real Madrid, surgiu como um furacão no time principal, fez gols importantes e dava pinta de que rapidamente se transformaria em um jogador importante. Mas não foi o que aconteceu. Jesé ainda foi negociado com o Paris Saint-Germain antes de mergulhar em problemas disciplinares. Nesta temporada, jogou apenas 13 vezes pelo Stoke City.

ASIER ILLARRAMENDI
Volante
28 anos
Espanhol
Defendeu o Real entre 2013 e 2015

Pelo planejamento da diretoria do Real Madrid, o companheiro de Luka Modric e Toni Kroos no meio-campo merengue deveria ser Illarramendi, e não Casemiro. Essa era a expectativa geral quando o clube desembolsou 32 milhões de euros (R$ 137 milhões) para tirá-lo da Real Sociedad. Mas o volante deu tão errado no Real que acabou engolido pelo brasileiro e sendo negociado de volta com o clube que o formou. Longe da capital espanhola, Illarramendi voltou a jogar bem nas últimas temporadas e chegou a ser cotado para ir à Copa do Mundo-2018.

MARTIN ÖDEGAARD
Meia-atacante
19 anos
Norueguês
Defendeu o Real entre 2015 e 2017

Estreou como profissional em abril de 2014, com apenas 15 anos. Três meses depois, disputou sua primeira partida de Liga dos Campeões. Em agosto, jogou pela seleção principal da Noruega. E, em janeiro, já era jogador do Real Madrid. Só que a ascensão do candidato a futuro melhor do mundo parou por aí. Ödegaard pouco mostrou no Castilla, fez só duas partidas na equipe principal e acabou emprestado ao Heerenveen. Na Holanda desde janeiro de 2017, disputou 43 partidas e fez só três golzinhos.


Mais de Cidadãos do Mundo

Como um "pai" para Salah, 1º técnico vê egípcio tão bom quanto Messi e Cr7
Copa do Mundo terá seu primeiro jogador nascido nos anos 2000?
Champions pode ser 1º troféu para mais da metade do elenco do Liverpool
Por onde andam os jogadores do último Liverpool campeão europeu?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.